17 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal Open Cidade de Lisboa

Cidade de Lisboa de regresso com 220 xadrezistas a jogar depressa e bem
 
Após dois anos e meio de interregno, motivado pela pandemia da Covid-19, o Portugal Open-Cidade de Lisboa está de regresso aos tabuleiros da capital, na versão de ritmo semi-rápido.
 
No Pavilhão Principal do Complexo do Casal Vistoso vão estar em ação neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de setembro, 220 xadrezistas, de 21 nacionalidades distintas, na busca de uma das vitórias mais prestigiantes do xadrez português e de uma bolsa de prémios atrativa, na ordem dos 5000 euros.
 
Organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio e patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, o Portugal Open-Cidade de Lisboa em Semi-rápidas é um torneio que integra o circuito nacional Portugal Chess Tour, o quarto da edição 2022/2023, depois do Leça Chess Open, ganho pelo grande mestre russo a jogar com a bandeira da FIDE Alexander Motylev, o III Open Terras de Trás-os-Montes/Mirandela Open 2022, cujo triunfo pertenceu ao grande mestre cubano Carlos Albornoz, e o Maia Chess Open 2022, recentemente terminado com a vitória de outro grande mestre cubano, Omar Quintana.
 
O lote de jogadores inscritos no Portugal Open está recheado de qualidade, com três grandes mestres, nove mestres internacionais, cinco mestres FIDE e uma mestre internacional feminina. O número 1 do torneio é o grande mestre canadiano radicado em Portugal Kevin Spraggett. Os outros dois grandes mestres presentes do Casal Vistoso são o português Luís Galego e o argentino Daniel Campora.
 
Estes três grandes mestres têm concorrência forte, vinda sobretudo dos jovens mestres internacionais portugueses, com destaque para o campeão nacional André Sousa, que vem de conseguir uma norma de grande mestre no Maia Chess Open, e para José Francisco Veiga, o atual campeão nacional de semi-rápidas, título obtido em junho, em Viseu.
 
As peças do Portugal Open começam a ser movimentadas nos tabuleiros a partir das 14.30 horas deste sábado, dia 3 de setembro. O torneio consta de 11 jornadas, sendo que as primeiras sete se realizam na tarde de sábado e as restantes quatro no domingo de manhã, a partir das 10 horas. O ritmo de jogo é de 10 minutos por jogador e partida, com cinco segundos de incremento por cada lance.
 
A Federação Portuguesa de xadrez, através do respetivo site, fará o acompanhamento em direto, através de streaming com câmaras no pavilhão e transmissão online dos primeiros 40 tabuleiros. Teremos ainda comentários e entrevistas durante as transmissões, que estarão disponíveis nas respetivas contas da FPX no YouTube, Facebook e Twitch.
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 – 23:33:28

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...