17 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

André Sousa é tetracampeão nacional

O mestre internacional André Sousa (EP Gaia/Clube de Xadrez) conquistou, em Leiria, o quarto título nacional consecutivo (e o quinto em seis anos), após um percurso sem derrotas, mas com muita concorrência, sobretudo do jovem mestre internacional José Francisco Veiga (A.XAT Montemor-o-Novo), um merecido vice-campeão.
 
À entrada para a nona e última jornada, André Sousa tinha 5,5 pontos e meio ponto de vantagem sobre José Francisco Veiga. Ambos jogavam de pretas, com adversários coreáceos, respetivamente os mestres FIDE José Guilherme Santos (GX Alekhine) e Pedro Rego (A.XAT Montemor-o-Novo). André Sousa falhou por duas vezes uma oportunidade de vitória e ainda teve trabalho para garantir o empate, mas beneficiou do empate no duelo entre Veiga e Rego para se sagrar tetracampeão.
 
Para se aquilatar da emoção vivida nesta ronda, é de lembrar que ambas as partidas terminaram particamente em simultâneo, após 4.45 horas de jogo. Para Pedro Rego, o empate com o companheiro de equipa valeu-lhe a terceira posição final, com os mesmos 4,5 pontos do que o grande mestre António Fernandes, mas com um melhor desempate.
 
O título de André Sousa é mais um lance vitorioso do jogador da EP Gaia neste incrível mês de setembro, no qual conseguiu a primeira norma de grande mestre, no Maia Chess Open, a vitória no Portugal Open/Cidade de Lisboa e agora mais uma coroa nacional.
 
A final do Nacional Absoluto foi um dos dez torneios organizados pela FPX no Estádio Municipal de Leiria, no âmbito do evento “Leiria Cidade Europeia do Desporto”.
 
Resultados - 9.ª Jornada:
José Guilherme Santos (MF, GX Alekhine)-André Sousa (EP Gaia/Clube de Xadrez), empate
Pedro Rego (MF, A.XAT Montemor-o-Novo)-José Francisco Veiga (A.XAT Montemor-o-Novo), empate
Sérgio Rocha (MI, Barreirense)-Bruno Martins (MF, A.XAT Montemor-o-Novo), 0-1
António Fernandes (GM, A. Tabuleiro de Cores)-André Fidalgo (MN, Estrelas S. João de Brito), 1-0.
Folgou Paulo Dias (MI, A.XAT Montemor-o-Novo).
Classificação final:
1.º André Sousa, 6 pontos
2.º José Francisco Veiga, 5,5
3.º Pedro Rego, 4,5
4.º António Fernandes, 4,5
5.º Paulo Dias, 4
6.º José Guilherme Santos, 4
7.º Bruno Martins, 3,5
8.º Sérgio Rocha, 3
9.º André Fidalgo, 1.
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 – 23:57:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...