O Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, no Seixal, acolheu nos últimos dias de Janeiro , a final desta competição, promovida pela respectiva associação contando com a colaboração da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Instituto do Desporto de Portugal, Comité Olímpico Português, Confederação do Desporto de Portugal, Câmara Municipal do Seixal e Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, cujo Presidente do Clube, José Torres, salientou que o Clube está a investir nesta modalidade, embora ainda nos primeiros passos.
O Presidente da Federação, José Luis Souza, quiz deixar um “obrigado Seixal”um testemunho de enaltecimento a todos os intervenientes nesta competição, dirigentes, técnicos, árbitros e atletas, pela forma abnegada e sentido de dever como têm vindo a promover e a desenvolver o Taewkondo em Portugal.
O campeonato contou com a presença de mais de 160 atletas com um total de 101 combates.
No folheto distribuído na altura, fica-se a conhecer que o Taekwondo é uma arte marcial e um moderno desporto de combate, sendo modalidade olímpica nos Jogos de Verão.
Os competidores usam capacete, protector bocal, colete, luvas, antebraços, coquilha, caneleiras para se protegerem dos golpes dos adversários, mas também para aumentarem a protecção nos seus próprios golpes .
Os Campeonatos de Portugal substituem, há dois anos, o Campeonato Nacional de Seniores de Taekwondo.
Este é o mais importante evento desportivo que a Federação Portuguesa de Taekwondo organiza.
Nascida há mais de dois mil anos na Coreia, esta arte marcial tem sabido acompanhar a evolução da sociedade sem se descaracterizar.
Existem em Portugal dezenas de Colectividades e Associações Desportivas com centenas de praticantes desta modalidade em crescendo, diariamente.
Os resultados das diversas categorias desta competição deverão ser consultados nos respectivos “sites” de cada organização.
José Carlos Pinto