No mesmo espaço de tempo em que se preparam os Jogos Olímpicos de Tóquio a realizar em Julho deste ano , e a feliz data em que se comemora o o Dia Internacional da Mulher ( 08 de Março ) o Comité Olímpico de Portugal (COP) achou por bem homenagear quem "andou anos e anos" com o microfone à frente da sua boca , com a caneta e papel na mão a produzir notícias ou por detrás de câmaras de TV horas e horas para informar em direito e o mais breve possível os seus telespectadores e também os ouvintes.
A cerimónia que decorreu no edifício- sede do organismo desportivo, em Lisboa com o auditório preenchido tendo esta sido iniciada e, mais tarde finalizada, com momentos verdadeiramente cheios de beleza , a cargo de Ana Sofia Paiva , contadora de histórias e do músico e compositor Marco Oliveira , centrados na mitologia grega.
As jornalistas presenteadas com esta distinção foram:
Cecília Carmo,
jornalista durante muitos anos na RTP e presentemente no canal 11 da Federação Portuguesa de Futebol
Céu Freitas
Trabalhou em diversos jornais desportivos como o Jogo e Record , tendo colaborado posteriormente no Jornal de Notícias ,Correio da Manhã e o Diário de Notícias
Edite Esteves
É actualmente editora da Revista " Autores" da Sociedade. Portuguesa . de Autores. Foi formadora no CENJOR-Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas .
Edite Soeiro ( a título póstumo )
Começou como jornalista no Semanário "O Intransigente" (Angola) em cuja Redação era a única mulher. Já em Lisboa ,fez jornalismo na Revista "Flama"
Leonor Pinhão
Filha do jornalista Carlos Pinhão, esteve durante 14 anos no jornal " A Bola" e foi comentadora no canal SIC e jornal "Expresso". É colunista no jornal " Record"
Maria João Duarte
Os seus 90 anos impossibilitaram que estivesse presente na cerimónia (aqui representada pela sua filha) foi colunista no jornal " Mundo Desportivo" e chefe de Redação da Revista " Donas de Casa".
Supõe-se ter sido a primeira mulher a escrever na comunicação social, sobre desporto
Natália Oliveira
Foi a primeira mulher jornalista na redação de desporto na RTP e actualmente exerce funções na Direção de Informação no canal público.
Teresa Montserrat
Foi repórter fotográfica no jornal "A Capital" e também no "Record".
Já na parte final o Presidente do COP, José Manuel Constantino na sua alocução em jeito de " fim de festa" , destacou que " O desporto não seria o que é sem este parceiro insubstituível, o jornalismo.
Muitas das competições desportivas tiveram os jornais como impulsionadores".
E finalizando rematou: " A homenagem que hoje aqui se presta às mulheres é-o também ao jornalismo em geral .
Para o COP é um orgulho e uma honra inscrever esta cerimónia na sua história "
Texto e fotos - José Carlos Pinto
clique na imagem para visualizar a fotorreportagem
