>
Após quase dois anos de confinamento arreliador e destrutivo , o clube localizado no bairro seixalense do Casal de Sto António pode finalmente, no seu aniversário , abrir as suas portas de par em par para receber todos os seu sócios e amigos para assim comemorarem os cinquenta e sete anos de vida desta agremiação desportiva e cultural onde miudos e graúdos convivem entre si , fazendo desta casa a sua segunda casa.
Com o salão de festas preparado para o efeito , e no próprio dia de anos , 05 março , a Direção pode contar com a presença , já habitual ,de diversas agremiações desportivas do concelho do Seixal , autarcas e público em geral.
O presidente do clube Leonel Encarnação , depois de agradecer a presença de todos , salientou : "como é sabido . o G.R.S.A. teve a sua origem em pessoas que se iam radicando no bairro do Casal de Sto António oriundos de outros pontos do país, vindo á procura de melhor vida para si e para os seus, o que daí se compreenda o que é a nossa colectividade."
Não esquecendo o principio do clube, o presidente da direção, recorda que " o nosso clube ainda hoje se encontra no local onde foi fundado ,mantendo muitas actividades ,como por exemplo ,o tenis de mesa; o jogo da malha ; o cicloturismo, o futsal , a pesca desportiva e outros .
Na àrea cultural e recreativa, contamos com bailes de carnaval ,bailes da pinha , os arraiais populares de Sto. António , noites de fado , as festas de natal para os filhos dos nossos associados , as passagens de ano , as comemorações do 25 abril , etc.
Sem a prestimosa colaboração da Câmara Municipal do Seixal e da União das Freguesias do Concelho , o GRSA não teria hipóteses de sobreviver dada a enormidade de despesas para a sua concretização."
De entre os oradores presentes, destaco aqui , o presidente das freguesias da União das Freguesias Seixal Arrentela e Paio Pires , Antonio Santos que depois de dar as boas-vindas , enalteceu o presidente do clube ,Leonel da Encarnação , salientando o seu bom trabalho e dedicação , enumera algumas datas importantes no país e no concelho não esquecendo este clube :" em 1958 dá-se as eleições presidenciais com a campanha do General Humberto Delgado - o General Sem Medo , que também aqui passou no nosso concelho do Seixal , em 1960 a população nacional era de dois milhões ,oitocentos e oitenta e nove mil trezentos e noventa e dois habitantes , em 1961 acontece o assalto ao paquete Sta. Maria , dá-se o inicio da guerrilha em Angola e a União Indiana ocupa Goa ,Damão e Dio, em 1966 dá-se a inauguração da Ponte sobre o Tejo , dando-se assim o desenvolvimento aqui na Margem Sul , em agosto de 1968 dá-se a queda da
cadeira mais importante do país da qual caíu Salazar ; no mesmo ano ,em setembro ,Marcelo Caetano sucede a Oliveira Salazar no Governo ,em 1969 acontece as eleições legisvativas para a Assembleia Nacional , a população do nosso país em 1970 era de oito milhões ,cento e vinte e três mil ,trezentos e dez habitantes , em 1960 nasce o Portugal Cultura e Recreio , a população do concelho era de vinte mil ,quatrocentos e setenta habitantes , em 1954 é criada a Siderurgia Nacional ,um veio muito importante para esta nossa região e muito particularmente para este vosso e nosso clube , é criada a Sta. Casa da Misericórdia do Seixal em 1961 , em 1962 o Seixal Futebol Clube ganha a 1ª Taça Ribeiro dos Reis , em 1963 o Seixal Futebol Clube ascendo á 1ª Divisão Nacional , em 1965 o Seixal é elevado à categoria de Comarca , em 1965 no dia 05 de março dá-se um grande acontecimento no nosso município : a fundação desta colectividade , em 1966 dá-se a demolição do Coreto da Timbre Seixalense no Largo da Igreja e a Timbre Seixalense é encerrada pela PIDE em um evento realizado com a presença do Coro Lopes Graça , o dia 29 de junho , dia de S. Pedro passou a ser referenciado como feriado municipal "
Ainda antes da cerimónia do "PARABÉNS A VOCÊ" com bolo e cocktail , foi descerrada uma foto e placa alusiva aos cinco fundadores do clube e entregue medalhas aos sócios com 25 e 50 anos de permanência no GRSA.
No intervalo desta longa tarde de festa entrevistámos o presidente do clube Leonel Encarnação
AMMA - Passados dois anos do encerramento do clube devido à pandemia finalmente hoje , dia de aniversário as portas do GRSA estão novamente abertas ?
LE------ Não ,não . O clube esteve de facto fechado em alguns meses do ano 2020, março ,abril e maio , e não dois anos consecutivos . esteve de portas encerradas alguns fim de semana, seguindo as regras do confinamento
AMMA -Quantos sócios tem o clube actualmente ?
LE ----- 360 sócios , muitos deles em idade jovem , menos jovens e também idosos e isto dá a sensação de um grande colectivo do movimento associativo da nossa colectividade
AMMA - É facil convencer os jovens a fazer parte de uma agremiação desportiva e cultural como esta ?
LE------ Os jovens são uma primeira parte da sociedade portuguesa ,fácil , fácil não será bem ,mas conversando com eles , mostrando o que é a sociedade , as caracteristiscas , o importante que é a vida , o que estas casas representam para a vida e desenvolvimento das pessoas ,eles depois veem às nossas colectividades e no caso cocreto a este clube.
AMMA - Os sócios ,suponho que a maioria ,são aqui deste bairro ou chegam de outros locais ?
LE----- De facto a grande percentagem são oriundos desta colectividade , mas também por circunstâncias das suas vidas , muitos não se encontram aqui neste bairro a morar , mas há muitos casais ainda jovens que nos vem visitar .
AMMA -- Este clube , na parte que nós estamos ,neste salão era em tempos a céu aberto e muito pequeno . O clube tem intenção a breve tempo de aumentar as suas instalações ?
LE ------- sim , já sofreu algumas alterações a nivel do salão de festas ,isto era um quintal de céu aberto ,mas com o passar dos anos e com a reinvidicação dos sócios e a inspiração da massa associativa sempre em parceria com a câmara municipal do Seixal ,as coisa s foram desemvolvendo ,as obras estão feitas no salão de festas e temos muitas expectativas nas conversacões em reuniões com a autarquia para que seja construido um polidesportivo nos terrenos traseiros anexo à nossa colecividade que poder-se-á dizer será a menina dos nossos olhos. Acreditamos que assim será .
Texto e fotos: José Carlos Pinto
Clicar na foto para ver mais