>
Aviso
|
Joaquim Chaves Saúde e Sysmex implementam um sistema pioneiro em Portugal de diagnóstico de infeções urinárias em 45 minutos
A Joaquim Chaves Saúde, comprometida com a humanização dos cuidados de saúde através de um investimento contínuo em tecnologia e inovação, tornou-se pioneira, em Portugal, ao implementar o sistema de diagnóstico de infeções urinárias PA-100 AST da Sysmex, empresa especializada em tecnologia de saúde e uma das líderes mundiais em urianálise.
Este novo sistema é uma revolução nos cuidados primários e nos serviços de urgência para o diagnóstico das infeções urinárias não complicadas. Até agora, a prática habitual para a deteção de infeções urinárias baseia-se em culturas de urina, o que faz com que os resultados demorem entre dois a três dias a estarem disponíveis. No entanto, no Laboratório Dr. Joaquim Chaves, a utilização de tecnologia de última geração atual permite disponibilizar os resultados das culturas, em média, 26 horas após a receção das amostras no departamento de Microbiologia.
O PA-100 AST fornece resultados em apenas 45 minutos, permitindo que os médicos prescrevam um tratamento antibiótico adequado para o doente desde a primeira visita à clínica, acelerando a sua recuperação e evitando a exposição a tratamentos ineficazes que aumentam a resistência antimicrobiana.
O PA-100 AST utiliza amostras de urina fresca e, graças à sua tecnologia nanofluídica avançada e à microscopia de contraste de fase, permite detetar a presença de bacteriúria, confirmando assim a existência, ou não, de uma infeção do trato urinário, em tempo recorde. Além disso, efetua testes AST (Antibiotic Susceptibility Testing) que determinam a sensibilidade destas bactérias a diferentes antibióticos.
Com uma parceria de mais de 8 anos com a Sysmex na área da Hematologia e com os equipamentos da empresa instalados em todos os seus laboratórios, a Joaquim Chaves Saúde incorporou recentemente o PA-100 AST em cinco das suas clínicas: Miraflores, Cascais, Sintra, Carcavelos e Moscavide.
Esta implementação representa um avanço diferencial para o grupo de saúde, em Portugal, tornando-o pioneiro na aplicação desta tecnologia de diagnóstico no país. Deste modo, a Joaquim Chaves Saúde reforça a sua aposta em novos modelos de negócio mais próximos do doente e periféricos ao laboratório convencional. Como resultado, qualquer mulher não grávida, entre os 18 e os 69 anos, com sintomas consistentes com infeção urinária, pode dirigir-se a qualquer uma destas clínicas médicas e ser diagnosticada através do PA-100. Aí, em apenas 90 minutos obterá os seus resultados e poderá iniciar de imediato o seu tratamento específico (45 minutos para o diagnóstico através do PA-100 e 45 minutos para o processamento de dados e envio do resultado à cliente), evitando prolongar o desconforto ou os sintomas por mais tempo, bem como a utilização de antibióticos desnecessários.
Mais de 400 milhões de casos de infeções do trato urinário por ano
As infeções do trato urinário (ITU) são uma das infeções bacterianas mais comuns em todo o mundo, com mais de 400 milhões de casos registados anualmente. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o facto de a crescente resistência antimicrobiana estar a colocar em risco a capacidade de tratar este tipo de infeções.
Este contexto leva os doentes a tratamentos mais prolongados, a internamentos mais longos e a um maior risco de complicações e até de mortalidade. Por conseguinte, a OMS insta os sistemas de saúde para que otimizem a utilização de antibióticos e a investirem em novas ferramentas de diagnóstico que permitam identificar rápida e corretamente as causas das infeções, possibilitando a aplicação de tratamentos específicos o mais cedo possível.