Correr na praia passou a ser uma opção para quem quer manter-se ativo durante o verão. Saber como correr na praia pode ajudar a evitar lesões
Com a chegada do verão, muitas pessoas sentem-se atraídas pela corrida na areia. Trocar o asfalto pela praia pode ser uma oportunidade para treinar e desfrutar de outro tipo de ambiente natural com o desafio adicional que o terreno proporciona. No entanto, esta prática tem benefícios e riscos que devem ser considerados. É por isso que, Daniel Galindo, diretor do Departamento de Experiência e Inovacão da VivaGym, uma cadeia de ginásios líder em Espanha e Portugal, apresenta as vantagens e desvantagens da areia e oferece dicas adicionais para desfrutar das corridas de verão.
VANTAGENS DE CORRER NA PRAIA
-
Menor impacto nas articulações: A areia oferece uma superfície mais macia do que o pavimento mais duro, o que reduz o impacto nos joelhos e tornozelos.
-
Maior exigência muscular: O terreno irregular e macio obriga a ativar mais músculos, especialmente nas pernas, nádegas e abdominais.
-
Ambiente revitalizante: Correr perto do mar melhora o humor, reduz o stress e pode motivá-lo a treinar durante mais tempo.
-
Queima de calorias superior: Como exige mais esforço, são queimadas mais calorias do que em superfícies duras.
DESVANTAGENS E PRECAUÇÕES
-
Aumento do risco de lesões: A instabilidade da areia pode provocar entorses, distensões ou sobrecargas musculares se não tiver experiência.
-
Desgaste rápido ao correr descalço: Embora preferido por muitos, correr descalço pode provocar bolhas, cortes ou tendinites se não for feito gradualmente.
-
Desidratação acelerada: A exposição direta ao sol e ao calor pode provocar uma perda rápida de líquidos se não forem tomadas as devidas precauções.
-
Sobrecarga dos pés e dos tendões: Sobretudo se correr em areia seca, o que exige um esforço suplementar constante.
CONSELHOS PARA OS CORREDORES DE PRAIA
-
Comece com sessões curtas em areia molhada, que é mais estável.
-
Use sapatilhas se não estiver habituado a correr descalço.
-
Hidrate-se antes, durante e depois do treino.
-
Alterne sessões na areia com outro tipo de superfície para evitar a sobrecarga.
Correr na praia pode ser uma excelente maneira de cuidar da sua forma física e de desfrutar do ambiente costeiro, desde que seja praticado com conhecimento e progressão. Como qualquer exercício, a sua eficácia e segurança dependem da técnica, da preparação e do respeito pelos sinais do corpo.