>
Aviso
|
Iniciativa promovida pelo IPDJ, CNJ, FNAJ e Câmara Municipal de Pombal reúne jovens para celebrar a ação local com impacto global
O Parque Verde do Açude, em Pombal, acolhe terça-feira, dia 12 de agosto, a partir das 12h00, as Comemorações Nacionais do Dia Internacional da Juventude 2025, promovidas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P e pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), em articulação com a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Câmara Municipal de Pombal.
Assinalado anualmente a 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude é uma efeméride reconhecida pelas Nações Unidas desde 1999, tendo as suas origens em Lisboa, na primeira Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, em 1998. Mais do que um marco simbólico, esta data afirma-se como uma plataforma global para dar visibilidade à participação das juventudes e ao seu papel transformador na sociedade.
Em 2025, o tema definido pela ONU é «Iniciativas locais dos jovens para os ODS e além», sublinhando a importância das iniciativas lideradas por jovens nos seus territórios, enquanto contributos concretos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de reconhecer que os jovens não são apenas beneficiários do desenvolvimento, mas atores centrais da sua construção, promovendo soluções inovadoras, sustentáveis e profundamente enraizadas nas realidades locais.
A celebração deste ano coincide com o 30.º aniversário do Programa de Ação Mundial para a Juventude, um marco político internacional que reconhece os jovens como agentes essenciais na construção de sociedades mais justas, inclusivas e resilientes. A efeméride apela, assim, à consolidação de políticas públicas que valorizem a participação juvenil, incentivem o envolvimento comunitário e reforcem os direitos da juventude enquanto parte ativa da democracia.
Em Pombal, o evento reúne centenas de jovens de todo o país, com um programa dinâmico que inclui experiências desportivas, criativas, momentos artísticos, contacto com instituições públicas, ações de cidadania ativa e partilhas intergeracionais. A sessão protocolar, pelas 17h30, conta com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, do Presidente do CNJ, André Cardoso e da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Ao longo do dia, a programação integra também uma forte componente musical. O palco principal recebe atuações de Kaako, Cimaoo, Sfistikated, DJ Bagunçada, DJ Ghira, DJ Makário e, em destaque, Capitão Fausto. O concerto principal começas às 18h00, num ambiente marcado pela diversidade, pela liberdade criativa e pela afirmação da cultura jovem.
As comemorações contam ainda com a participação ativa de entidades públicas e privadas, instituições europeias, organizações da sociedade civil, forças militares e de segurança, estruturas culturais e associativas, que se associam ao IPDJ na construção de um dia plural, representativo e acessível.
A nível nacional, dezenas de outras iniciativas têm lugar ao longo do mês de agosto, envolvendo autarquias, associações juvenis e outras. Em paralelo, centenas de ofertas são disponibilizadas a jovens até aos 30 anos, com condições especiais ou acesso gratuito a museus, teatros, transportes públicos, espaços desportivos, equipamentos culturais e centros de ciência, como forma de garantir o acesso universal a experiências de participação, aprendizagem, mobilidade e fruição cultural.
As Comemorações Nacionais do DIJ 2025 assumem-se, assim, como um exercício coletivo de reconhecimento e mobilização, que valoriza o papel dos jovens enquanto protagonistas das soluções e não apenas observadores das decisões.
Neste dia, reforça-se o compromisso com um país que ouve os seus jovens, confia nos seus jovens e cria condições para que os seus jovens permaneçam, participem e façam a diferença — nos seus bairros, nas suas comunidades e no mundo.