18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga Mundial 2013 - Flavio Gulinelli:"Portugal mereceu a Liga Mundial"

Os trabalhos da Selecção Nacional de Seniores Masculinos com vista à participação na Fase Intercontinental da Liga Mundial 2013 têm o seu início agendado para o final deste mês.


“Gostaria de poder contar com quatro ou cinco semanas de trabalho antes de começarmos a competir”, salienta o Seleccionador Nacional, Flavio Gulinelli, acrescentando:
“A Liga Mundial fornece a possibilidade de os jogadores mais novos crescerem mais. Casos do Alexandre Ferreira, do Tiago Violas, do Marco Ferreira e do Marcel Gil”.

E como é que o técnico italiano recebeu a notícia que Portugal iria voltar a disputar a Liga Mundial?“É sem dúvida uma boa notícia, que partilhei e discuti com o Alex e o Marco Ferreira. É uma situação que a nossa equipa mereceu, sobretudo na Holanda, quando disputámos aqueles dois jogos do Playoff, no ano passado. O próprio técnico da Holanda reconheceu que merecíamos estar na competição.
Para nós, é muito bom jogarmos a esse nível e acaba por ser uma excelente preparação para a fase de qualificação para o Mundial 2014. Queremos alcançar uma boa classificação, mas o nosso objectivo mais importante é o apuramento para o Campeonato do Mundo, que é um sonho para qualquer selecção e país”.

A edição deste ano da Liga Mundial realiza-se em moldes diferentes: será disputada na Fase Intercontinental por 18 selecções repartidas por 3 Poules, sendo estas compostas por 6 equipas cada.
A Poule A será formada por Brasil, Polónia, EUA, Bulgária, Argentina e França; a Poule B por Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irão; e a Poule C por Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda, Japão e Portugal...

“À primeira vista, a nossa poule tem menos peso do que as outras duas, mas no nosso grupo apura-se apenas o primeiro classificado. E não vai ser nada fácil jogar contra o Canadá, o Japão, a Coreia do Sul, a Finlândia e a Holanda, pois são selecções que apresentam já um bom nível de jogo.
De qualquer forma, não é como na edição do ano passado, em que tivemos de defrontar a Bulgária, a Argentina e a Alemanha, selecções que foram, respectivamente, quarta, quinta e sexta classificadas nos Jogos Olímpicos.
Era uma poule muito difícil e a nossa equipa não estava completamente preparada para os enfrentar.
Este ano vai ser diferente e também vamos aproveitar esta oportunidade para preparar a equipa para a fase de apuramento para o Campeonato do Mundo.
Não é fácil gerir as viagens, trabalho e descanso, mas o facto de sermos a selecção anfitriã nas últimas semanas da competição poderá ser benéfico para nós”.

Na paragem das competições de selecções, Flavio Gulinelli orientou o Castellana Gotte, equipa que se estreava na Série A1 italiana e que acabou por ser a grande sensação da competição ao atingir os playoffs.

“Foi a sensação do campeonato, mas confesso que não chegámos onde eu gostaria de ter chegado. Na realidade, foi uma época muito boa, pois, apesar de termos começado com dificuldades, na segunda volta vencemos 8 dos 11 jogos que disputámos.
Só faltou passarmos o Vibo Valentia, já que atingir os quartos-de-final e defrontar o Trentino [campeão italiano e mundial] seria, para nós, como se tivéssemos vencido o campeonato.
E estivemos perto de o conseguir (1-2), mas o objectivo principal, que era crescer como grupo e desenvolver os jogadores mais novos, foi alcançado.
O Alex foi mesmo uma das surpresas do Campeonato. Chegou ao clube para ser o terceiro zona 4 e acabou por ser titular praticamente toda a época”.

A Selecção Portuguesa começa a sua participação na 24.ª edição da Liga Mundial com três saídas: à Finlândia, no fim-de-semana de 31 de Maio e 1 de Junho, ao Canadá (7 e 8 de Junho) e à Holanda (22 e 23 de Junho), terminando a Fase Intercontinental em Guimarães, com as recepções ao Japão (29 e 30 de Junho) e à Coreia do Sul (6 e 7 de Julho). 
Será, assim, o regresso ao Multiusos de Guimarães, que foi já palco de jogos da World League em três ocasiões: 2002, 2005 e 2012.

A Fase Final será realizada em Mar del Plata, na Argentina, de 17 a 21 de Julho, e disputada por 8 selecções: o organizador, os três primeiros classificados da Poule A e da Poule B e, ainda, o 1.º classificado da Poule C.
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 26 de abril de 2024 – 00:55:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...