18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Lota de Cascais já abriu ao Público

A Lota de Cascais já reabriu ao público, com o decorrer da primeira licitação de pescado esta terça-feira, 16 de abril, às 15h00. A partir de agora, todas as terças e sextas-feiras, a lota passa a receber tanto licitações profissionais como do público em geral.
 
Saliente-se que a Lota de Cascais esteve encerrada durante quase duas décadas devido ao avançado estado de degradação em que se encontrava o edifício da Docapesca, que acolhia a lota. Reabriu agora após total requalificação do edifício que representou um investimento de 1,250 milhões de euros realizado pela Câmara Municipal de Cascais.
Reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a promoção de uma alimentação saudável na comunidade, a autarquia vai também integrar o leque de compradores de pescado para o fornecimento de escolas e Instituições de Solidariedade Social (IPSS) e, assim, abrir a venda a mais compradores com o objetivo de valorizar o preço do pescado para os pescadores.
 
Esta abertura da lota de Cascais não só revitaliza o comércio local como oferece acesso ao público em geral a uma seleção diversificada de pescado fresco, mediante inscrição prévia no site da Docapesca.
Por outro lado, a abertura da lota insere-se num plano mais vasto de apoio à pesca com investimentos de 500.000 euros no cais de aprestos destinado aos pescadores, perfazendo um total de 1,750 milhões de euros por parte da autarquia. Os investimentos incluem a compra, por 90 mil euros, de uma nova grua em frente para carregar o pescado.
 
“É cumprir aquilo que foi um compromisso, pese embora alguns tentassem manipular a própria classe piscatória, acusavam-nos de querermos acabar com a pesca em Cascais. Ora aqui ficou demonstrado que nunca os pescadores de Cascais tiveram tantas e tão boas condições, que as merecem, como têm neste momento,” afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Também a Docapesca investiu 663 mil euros em equipamentos para a lota, como um tapete rolante e o sistema de frio.
“A parceria com a Câmara de Cascais tem sido fundamental em todo este projeto. Tínhamos um edifício sobredimensionado que não servia os propósitos que precisávamos aqui para a pesca, portanto, o protocolo que fizemos foi ceder parte do edifício à Câmara e reabilitámos a parte da Lota que, neste momento, tem todas as condições de segurança alimentar, o que permitiu a atribuição de número de controlo veterinário. Isso é uma mais-valia para quem está a consumir pescado que sai aqui da lota,” salientou Sérgio Faias, presidente do Conselho de Administração da Docapesca.
A abertura da Lota de Cascais marca o início de uma nova era para a comercialização de pescado no concelho. Recorde-se que os pescadores de Cascais estavam há quase duas décadas sem lota, vendo-se obrigados a deslocarem-se às lotas de Sesimbra e de Setúbal.
“É um bom apoio, claro que sim. Nós precisávamos de ter condições porque a pesca é uma atividade que, ao fim e ao cabo, também depende que o Estado crie infraestruturas para que nós possamos atracar, descarregar... Para nós é fundamental termos as coisas como temos agora,” concluiu António Oliveira, da Associação dos Profissionais da Pesca de Cascais.
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 30 de abril de 2024 – 12:37:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...