>
No sábado 18 de novembro, o núcleo da Refood de Cascais organizou o concerto solidário “Árias de Ópera” no auditório da Sra. da Boa Nova com sala cheia (603 lugares), cujas receitas revertem para auxiliar a sua prestação no apoio alimentar a pessoas carenciadas referenciadas. A sua acção desenrola-se basicamente na área geográfica das Freguesias de Estoril, Cascais e Alcabideche. Neste momento o núcleo apoia diariamente 113 famílias, 244 pessoas, das quais 58 são crianças. Para materializar esta ajuda, contam com 225 voluntários activos. A colaboração da fonte de alimentos provêm de unidades alimentares que lhes fornecem os alimentos confecionados não servidos, tendo também apoios de outras entidades, assim como também de particulares. Teme-se que o número de pessoas a ter necessidade do seu apoio aumente em breve, a tendência assim o prevê.
A Refood, idealizada e implementada por Hunter Halder, um cidadão norte-americano residente em Portugal, já conta com 64 núcleos ao longo do país e também está a começar a actividade em Espanha, contra o desperdício alimentar e auxiliar quem mais necessita. O núcleo de Cascais iniciou a sua atividade em março de 2005.
Para a Refood: “pode ser-se voluntário com apenas 2 horas por semana”.
O espectáculo solidário “Árias de Ópera” contou com a actuação da OCCO (Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras), dirigida pelo Maestro Leandro Alves e contou com os solistas:
- Conceição da Seabra Galante (soprano)
- Maria Isabel Seabra Galante (soprano)
- Nuno Viallonga (barítono)
O alinhamento deste espectáculo, baseado em obras de compositores famosos:
G. Bizet:
- Suite “Carmen” (Prélude, Séquedille, Les Dragons d’Álcala)
- Canção do Toureiro (Votre toast, Je peaux vous le render
G. Puccini:
- Tosca (Vissi d’arte)
G. Verdi:
- Il Trovatore (Mira, di acerbe lagrima, Vivra, Contende il giubilo)
P. Mascagni:
- Cavelleria Rusticana (Intermezzo)
G. Puccini:
- Gianni Schicchi (O Mio Babino Caro)
L. Debiles:
- Lakmé (Sous le dome apais)
F. Lehar:
- Lippen Schweigen Duetto
J. Strauss:
- Pizzicato Polka
Toda esta orquestra, maestro e solistas, deram este grande espectáculo de forma solidária.
O evento contou com o apoio tanto de empresas e entidades locais como nacionais mencionadas na introdução ao espectáculo.
Texto: Pedro MF Mestre
clique na imagem para visualizar a fotorreportagem de cada álbum
Pedro MF Mestre
Fotos de Alexandre Rosado Albuquerque
Fotos de Pedro MF Mestre