>
Localidade: | Concelho: | Distrito: |
Paços de Brandão | Santa Maria da Feira | Aveiro |
O Museu do Papel Terras de Santa Maria encontra-se instalado em duas antigas fábricas de papel do início do século XIX, exemplos da arquitetura do papel da região das Terras de Santa Maria, a sua grande marca identificadora reside no facto de ser um museu manufatureiro e industrial em atividade, integrando um espaço de produção manual de papel – antigo Engenho da Lourença – e um espaço industrial – Casa da Máquina – onde se mostra o processo de fabrico em contínuo. Para além desta exposição permanente ligada ao fabrico do papel, saliente-se a coleção de Marcas de Água e de um espólio constituído por peças oriundas de diferentes fábricas de papel do país.
O Museu do Papel Terras de Santa Maria integra duas antigas fábricas de papel, do início do século XIX, que constituem edifícios exemplares da arquitetura do papel da região das Terras de Santa Maria.
A primeira fase do projeto museológico incluiu a compra, pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, da Fábrica de Custódio Pais, fundada em 1822 e em laboração até 1989, abrindo ao público a 26 de Outubro de 2001. Este espaço integra a exposição permanente dedicada ao fabrico manual e industrial do papel.
Em 2005 iniciaram-se as obras de recuperação da Fábrica dos Azevedos, criando novas estruturas inerentes a uma boa funcionalidade museológica, nomeadamente, serviços de acolhimento, loja, centro documental (biblioteca sobre História do Papel e arquivo), áreas de serviço educativo, auditório e áreas de exposição temporária, tendo sido concluídas em 2009, abrindo ao público a 26 de junho.
Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC
Outras Informações: Rua de Rio Maior, 338 - 4535-301 Paços de Brandão