18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

5K run/walk to change diabetes

Apesar de ainda não existir uma cura para esta doença, é sabido que uma correcta alimentação e a prática de exercício físico são dois factores que contribuem, decisivamente, para a prevenção e o controlo da diabetes.

 Foi com este propósito que a EASD (Agência Europeia para o Estudo da Diabetes) promoveu uma corrida/caminhada, na tarde do passado dia 14 de Setembro.

 Integrado no seu 27.º Congresso e com o Parque das Nações como pano de fundo, este evento contou com a participação de centenas de praticantes de inúmeros países, trazendo a multiculturalidade e um colorido arco-íris linguístico àquela região ribeirinha.

Vasco da Gama e a sua esposa foram dois anfitriões que interagiram com os participantes, não se esgueirando a nenhuma solicitação de fotos com o quinhentista casal, mas, houve outros aspectos bastante positivos. Um deles foi, sem dúvida, a beleza da capital lisboeta e de parte do traçado escolhido para o efeito. Mas, inscrições gratuitas, tendas para guarda-volumes e para troca de roupas, além de águas, bebidas isotónicas, barras de cereais e frutas em grande quantidade, certamente farão parte do livro de (boas) recordações de todos aqueles que decidiram contribuir para ajudar a mudar a diabetes.

Mas, na minha (modesta) opinião, há pequenos aspectos que poderiam ter sido melhorados. Apesar de apelativa e atraente, a camisola (entregue a todos os participantes) não era a mais adequada para a prática de corrida, para mais, num final de tarde quente, como foi o caso do do dia da prova. Outro facto que constatei, a exemplo do que acontece noutras grandes “manifestações de massas”, foi o tipo de aquecimento fornecido pela organização. É certo que Shakira e o seu “Waka, waka” contagiam todos que escutam a colombiana, mas, parece-me que palminhas e pulinhos (sendo do agrado de muitos) não são os mais indicados para preparar uma corrida com uma légua de distância.

Quanto ao nosso portal, não deixámos de estar presente. Eu, na corrida, e o José Gaspar, na caminhada, quisemos contribuir para esta iniciativa, que também divulgámos na nossa página do Facebook. Para já, poderá ver quase uma centena de fotos, na nossa secção que já é do conhecimento de todos quantos nos acompanham diariamente. Mais fotos, vídeos e resultados, encontram-se disponibilizados no site da organização, em http://www.tracs.net/easd5k/.
Para todos que não puderam estar presentes, esperemos que, futuramente, possamos receber um evento semelhante, na sequência da avaliação extremamente positiva que, certamente, este teve.

José Duarte
  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 10:28:47

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...