>
Aviso
|
"Ainda que sem ter vestido a camisola amarela, o Cavaleiro Caldense, José Tanganho, montando o "Favorito " venceu em 1925 a 1ª Volta a Portugal a Cavalo, percorrendo 1.458 Km durante 25 dias. Há 100 anos , Tanganho foi vitoriado como o " herói do povo"
No seu livro de homenagem a José Tanganho , que pretende assinalar o centenário memorável e épica prova , Mário Lino, também diretor do Museu do Ciclismo das Caldas da Rainha, sustenta que terá sido nesta prova , organizada pelo Diário de Notícias, que o distinto "Sportsman", Ernesto Zegnolio, motorista do administrador do DN, Dr. Beirão da Veiga, terá induzido,neste a ideia de se replicar o mesmo percurso numa volta a Portugal, mas em duas rodas. A 1ª Volta a Portugal em Bicicleta ocorreu, passado dois anos ,em 1927, e teve como vencedor António Augusto de Carvalho, do Grupo Sportivo de Carcavelos, clube,hoje, centenário que amavelmente nos cede a Taça conquistada em 1927 e que orgulhosamente ostentamos na Apresentação Oficial da 86ª Volta a Portugal Continente.
Ontem como hoje, a Volta a Portugal continua a fazer parte do "álbum de recordações" dos mais vividos e do imaginário dos mais jovens, arrastando milhares de adeptos para a estrada, na nobre missão de incentivar os "Heróis da Estrada". Muitos são aqueles que, em dias escaldantes, esticam as mangueiras dos seus jardins e refrescam os " Sonhos" dos homens que , ansiando por chegar à meta , esquecem que , há muito que já chegaram ao coração dos portugueses ! "
O texto acima descrito faz parte do "Press Release" que a organização fez chegar a todos os jornalistas e convidados aquando da Apresentação Oficial da 86ª Volta a Portugal em Bicicleta, evento que se realizou no passado dia 17 de julho na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa.
DIA --------------- ETAPA ------------------------------
06/08 -------------- Prólogo - Maia/Maia(CRI) ------------------------------
07/08--------------- 1ª----------Viana do Castelo- Braga - ( Sameiro ) ------------------------------
08/08--------------- 2ª--------- Felgueiras- Fafe ------------------------------
09/08--------------- 3ª---------- Boticas- Bragança ------------------------------
10/08----------------4ª-------
11/08----------------5ª -------- Lamego-Viseu ------------------------------
12/08 ------------------------------
13/08 -------------- 6ª----------Águeda--Guarda ------------------------------
14/08--------------- 7ª--------- Sabugal-Covilhã ------------------------------
15/08 -------------- 8ª --------- Ferreira do Zêzere- Santarém ------------------------------
16/08 --------------9ª---------- Alcobaça-Montejunto ------------------------------
17/08--------------10ª-------
( CRI = contrarrelógio Individual )
Anicolor/ Tien 21 / Por )
Ap Hotels & Resorts/ Tavira/Sc Farense ( Por )
Atom 6 Bikes/Decca Continental Team (Aus )
Aviludo/ Louletano / Loulé Concelho ( Por )
Caja Rural / Seguros Rga (Esp )
Credibom / La Aluminios / Marcos Car ( Por)
Efapel Cycling ( Por )
Feirense / Beeceler ( Por )
Gi Group Holding / Simoldes / Oliveirense (Por )
Illes Balears /Arabay ( Esp )
Israel / Premier Tech Academy ( Isr )
Petrolike (Mex )
Project Echelon Racing ( EUA )
Radio Popular / Paredes / Boavista ( Por )
Tavfer /Ovos Matinado / Mortágua ( Por )
Amarela = Veste o primeiro da Classificação Geral Individual, que identifica o ciclista que tem o menor tempo acumulado no conjunto das etapas.Diariamente ,no final de cada etapa, destaca o corredor que lidera o pelotão.
Laranja = Distingue o ciclista que acumula maior pontuação nas Metas Volantes,situadas em locais importantes de cada etapa ,e nas Chegadas .Este prémio salienta a capacidade de consistência e a liderança da Classificação Geral por Pontos.
Azul = Está associada à Classificação da Montanha, que elege o especialista trepador entre o pelotão, símbolo da resistência e superação do ciclista.
Branca= Vai envergar a Camisola da Classificação da Juventude, destinada ao atleta melhor classificado da categoria Sub 23 na classificação geral individual. É o reconhecimento do compromisso com o talento dos ciclistas mais jovens.
Texto e fotos: José Carlos Pinto