18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Cerimónia da Largada do Submarino ARPÃO

 

Na altura em que escrevo este artigo, o navio  ARPÃO da Armada Portuguesa comandada pelo Capitão-de-fragata Taveira Pinto estará possivelmente já em águas internacionais, talvez profundas e com muita escuridão embora apenas tenham passado pouco mais de 24 horas. 

 

O evento referido realizou-se na Base Naval de Lisboa (Alfeite) e cuja guarnição foi composta por 34 militares (08 Oficiais, 12 Sargentos e 14 Praças) dos quais 02  Sargentos  e 02 Praças são do género feminino e têm por missão integrar a Operação SEA  GUARDIAN da NATO.

 

Esta Operação  tem por finalidade promover a segurança marítima no mar Mediterrâneo, de forma a garantir a liberdade de navegação e o conhecimento situacional da área, com foco nas actividades de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marinha.


Durante a participação na Operação, o NRP  ARPÃO integrará o exercício NATO DYNAMIC MARINER 23 que visa a certificação da NATO Responce Force - Maritim Component.

 

A Cerimónia  da largada do referido submarino  foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior General  das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca e contou também com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada,  Almirante Henrique  Gouveia e  Melo.

 

O submarino   ARPÃO foi construído no estaleiro alemão "Howaldtswerke-Deutsche Werft ", em Kiel, conjuntamente com o NRP Tridente .

 

 Foi iniciada a sua construção em 2005, tendo ocorrido em 19 de junho de 2009 a cerimónia do seu baptismo e lançamento à água. A sua entrega à Marinha de Guerra Portuguesa  deu-se a 22 de dezembro de 2010, tendo o navio, e guarnição, passado por um intenso período de provas  de aceitação  e treino  em águas alemãs  e norueguesas. Em 30 de abril de 2011 atracou pela primeira vez na Base Naval de Lisboa, mantendo a sua atividade operacional desde então.

 

O NRP ARPÃO regressará a Portugal com data prevista para  04 de dezembro de 2023

 

Texto e Fotos: José Carlos Pinto

clique na imagem para visualizar a fotorreportagem

 

 

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 20 de junho de 2024 – 16:38:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...