No âmbito da temática Diversidade>Voz, o Coliseu convoca toda a comunidade, com especial enfoque nos artistas e profissionais da voz, para os cuidados essenciais a ter na saúde do seu aparelho vocal.
Na próxima quarta-feira, 12 de abril, o Coliseu Porto Ageas promove um Rastreio da Voz. Direcionado à comunidade em geral que trabalhe com a voz - como os professores, entre outros - e à comunidade artística - cantores, atores e outros artistas -, tem como objetivo chamar a atenção de todos os que tenham na voz o seu instrumento de trabalho, e devam ser sensibilizados para a importância de cuidar e vigiar o seu aparelho vocal.
A iniciativa evoca o Dia Mundial da Voz, que se assinala no dia 16 de abril, e insere-se no novo projeto “Mantras Coliseu”, que em cada mês abordará uma temática diferente. O mês de abril tem como tema a Diversidade, derivando no subtema da Voz. Uma escolha natural, num momento em que o Coliseu ganha várias vozes, mas também porque foram muitas e marcantes as vozes que se fizeram ouvir no Coliseu ao longo de 81 anos de História.
Em parceria com a Iberdata e o Grupo Ageas Portugal, o Rastreio será realizado pela Prof. Doutora Clara Capucho, conhecida como Dra. Voz, e coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz, em Lisboa. A cirurgiã otorrinolaringologista é a principal referência clínica dos cantores e atores portugueses, e pioneira no estudo da voz em Portugal.
“O Coliseu não é apenas uma sala de espetáculos histórica, democrática, eclética e diversa. Pode e deve prestar serviços à comunidade, às pessoas, tratando de devolver uma pequena parte do sentimento de pertença que todos nos transmitem sempre que cá vêm, pensando o seu presente e futuro”, explica Miguel Guedes, Presidente de um Coliseu “que é também isso e cada vez mais: arte, partilha, todos os sentidos e educação”, sublinha.
Clara Capucho conduzirá o rastreio na sala Lounge Ageas do Coliseu, entre as 10h30 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h30. As inscrições, de acesso gratuito, são limitadas, e devem ser feitas até ao próximo domingo, dia 9 de abril, para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Os candidatos serão depois convidados a preencher um formulário.
O Rastreio vai ser realizado com o videoscópio “aScope 4 RinoLaringo Slim”, um dispositivo médico de fácil utilização e com excelente qualidade de imagem, que permite identificar com segurança todas as estruturas anatómicas. Serão ainda dados conselhos práticos a seguir no dia-a-dia para melhor preservar a voz.
Sobre a Prof. Doutora Clara Capucho:
Clara Capucho, coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz, é a principal referência clínica dos cantores e atores portugueses. Pelo seu bisturi passaram, para além de artistas, governantes, políticos, administradores de empresas, muitos professores, jornalistas, profissionais da rádio e da televisão.
Premiada em 2016 nos Estados Unidos na área da laringologia, a sua tese de doutoramento sobre a avaliação multidimensional da voz profissional é única nesta área em Portugal.
“A voz é uma marca da identidade de cada pessoa tão importante, ou mais, do que a impressão digital”, afirma Clara Capucho. “E é-o ainda mais nos artistas, uma vez que são pessoas que não podem ter qualquer patologia na sua voz, mesmo que mínima, sem comprometer o seu desempenho profissional”.
Sobre a Iberdata:
A IBERDATA Hospitalar é uma empresa distribuidora de equipamento médico-hospitalar, soluções clínicas e manutenção, integrada no grupo internacional GEE.
A operar no mercado nacional há mais de 35 anos, a Iberdata fornece soluções adequadas às necessidades das Instituições de Saúde, proporcionando melhores meios de diagnóstico e tratamento. Além do fornecimento de equipamento médico, a Iberdata presta serviços de manutenção hospitalar integral.
Sobre o Grupo Ageas Portugal:
Fundada em 1824, a Ageas é um grupo segurador internacional com sede em Bruxelas e presente em 14 países da Europa e da Ásia. A operar em Portugal, desde 2005, a Ageas aposta no país como um dos principais mercados, onde se pretende desenvolver, através de parcerias fortes e contribuindo para o desenvolvimento do país e da sociedade através da Fundação Ageas e ajudando os Clientes a gerir, antecipar e proteger-se contra riscos e imprevistos, para que possam viver o presente e o futuro com a máxima segurança e serenidade.
A missão do Grupo Ageas Portugal é proporcionar uma experiência emocional e relevante na vida das pessoas, sendo um parceiro de referência nos seguros e o melhor local de trabalho para pessoas empreendedoras. Para isso, contamos com 1.307 Colaboradores e 2.332 Mediadores para prestar um serviço de excelência aos cerca de 1.8 milhões de Clientes das suas várias marcas: Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental, Seguro Directo, Clínica Médis, Kleya, Ageas Repara e Pétis.