>
Está em... início
Informação Cultural
Mema. lança novo single "De Cabeça" uma semana antes de editar o seu disco de estreia "Leve♀Escuro"


Aviso
|
"Leve♀Escuro", disco de estreia editado a 21 abril
"De Cabeça" é o último single que antecipa o primeiro longa-duração de MEMA., "Leve♀Escuro", com data de lançamento já na próxima semana, a 21 de abril de 2023.
Este single é uma canção assumidamente pop e electrónica, mas ainda assim despida de preconceitos de género musical, notórios nas suas pesadas guitarras eléctricas e apontamentos de RnB.
Em "De Cabeça", MEMA. canta (com alguma ironia) sobre o seu espírito impulsivo, ansioso, mas também destemido. "É sobre atirarmo-nos a tudo de cabeça, cometer várias vezes o mesmo erro e mesmo assim parecer não aprender a lição." refere a artista.
O lançamento do single é acompanhado por um videoclip realizado por Luís Água, artista que também participou de algumas das canções que fazem parte de "Leve♀Escuro".
"De Cabeça" já está disponível em todas as plataformas digitais
1 - Cá Dentro
2 - Estou Bem
3 - Descontrolado
4 - De Cabeça
5 - Só Me Fazes Mal
6 - Deixa Ser
7 - Solta a Dor
8 - Ruído
9 - Ligas
10 - A Paz É Um Homem Livre
11 - Mulher
12 - Imortal
13 - A Liberdade É Uma Noite Escura
MEMA., produtora e cantautora, edita no próximo dia 21 de abril o seu disco de estreia "Leve♀Escuro", um aguardado lançamento que conta com singles como "Imortal", "Ligas", "Estou Bem", entre outros. O disco encontra-se desde agora em pré-venda no bandcamp da artista.
"Leve♀Escuro" é um álbum para quem precisa de extravasar a dor. É uma viagem desprendida pela pop, sem pudores, que tece uma reflexão crítica sobre nós próprios e a sociedade atual. Intencionalmente feito por uma maioria feminina, o disco toca em temas como a solidão num mundo ruidoso, a opressão da liberdade, a aceitação das circunstâncias, da nossa força interior e do que nos torna individualmente únicos. Convida ainda a largar a dor e viver o presente e mostra a complexidade que carrega a palavra liberdade.
MEMA., sobre o seu disco de estreia, partilha: "Demorei dois anos a conceber este disco. Foi uma luta interna muito grande tentar libertar-me de expectativas que eu própria criei em relação à minha música, a quem eu sou ou ao que queria fazer. Acima de tudo, queria construir uma obra sincera, verdadeira e livre. Daí os temas flutuarem entre géneros e assuntos e terem este espectro do mais leve para o mais escuro. Foram dois anos difíceis e atípicos tanto para mim quanto para o mundo. Fizeram mossa, mas também nos abriram os olhos. Tive de deixar tudo ir para que as canções fluissem.”
"Leve♀Escuro" é acima de tudo um disco que se assume também como colaborativo, contando com composições de Luís Água (SLR) na "Ligas" e "Solta a Dor" e Elizabet Oliveira em "Deixa Ser", "A Paz É Um Homem Livre" e "Mulher", bem como da participação de outros músicos como Rúben Marques (grunts, Tales from the Unspoken) em "Cá Dentro", Mariana Barros (violino) em "Só Me Fazes Mal" e "A Liberdade É Uma Noite Escura" e Francesco Meoli (teclas) em "Só Me Fazes Mal". A mistura ficou ao cargo da australiana Ruby Smith e a masterização pela britânica Katie Tavini.
As datas das primeiras apresentações ao vivo de "Leve♀Escuro" são já conhecidas. A 5 de maio a artista sobe ao palco do Musicbox em Lisboa, num espetáculo muito especial e em formato de banda. A 27 de abril, MEMA. atua na sua terra natal, no Teatro Aveirense.
Os bilhetes para estes dois primeiros espetáculos de apresentação de "Leve♀Escuro" já se encontraram disponíveis, para o Musicbox e para o Teatro Aveirense.
Fotografias: Joana Magalhães
Ficha técnica "Leve♀Escuro":
Produzido por MEMA.
Mistura por Ruby Smith
Master por Katie Tavini
Vozes adicionais (grunts) por Rúben Marques em “Cá Dentro”
Produção adicional por Hugo Grave em “Descontrolado”
Teclas por Francesco Meoli em “Só Me Fazes Mal”
Violino por Mariana Barros em “Só Me Fazes Mal” e “A Liberdade É Uma Noite Escura”
“Solta a Dor” e “Ligas” co-escritos por Luís Água
“Deixa Ser”, “A Paz É Um Homem Livre” e “Mulher” co-escritos por Elizabet Oliveira
Com o apoio de:
Fundação GDA
SPA - Fundo Cultural