>
Aviso
|
O espaço Avenidas – Um Teatro em Cada Bairro convida para a inauguração da exposição “Desenho. Música. Corpo” de Ana Caetano no dia 2 de fevereiro, às 19h00, que inclui uma performance da artista acompanhada por um momento de improvisação musical de Carlos Barretto, reconhecido contrabaixista de jazz. O desenho e a música unem-se na criação de mais uma obra que ficará patente nesta exposição.
Até 29 de fevereiro, o desenho apresenta-se como uma prática performativa e também como uma resposta à sonoridade da música, da voz, e do silêncio. Uma extensão do corpo que dança nos braços, ombros e sobre a coluna da artista. A partir de uma ação contínua, e de uma escolha sonora distinta, surge, em cada uma das peças apresentadas, o registo concreto de uma ação improvisada.
É também apresentado o resultado do trabalho de pesquisa e criação artísticas desenvolvido ao longo do mês de janeiro pela artista plástica Ana Caetano e que contou com o envolvimento da comunidade do bairro do Rego. De 3 a 30 de janeiro, a galeria do Avenidas – Um Teatro em Cada Bairro transformou-se num “Laboratório do Risco”, um espaço de trabalho diário onde Ana Caetano desenhou e riscou de forma compulsiva, inspirada pelas três sessões abertas à comunidade. Durante este período, o Centro Social de São Sebastião da Pedreira, a ANADIC (Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Investigação e Comunidade), o Fan Clube (Junta de Freguesia de Avenidas Novas), o Rotas do Bairro, o ADAS-BR (Associação para o Desenvolvimento e Apoio Social do Bairro do Rego), e o Centro de Dia Rainha D. Maria I (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) tiveram a oportunidade de experienciar o trabalho de Ana Caetano e de fazer parte dele, através de desenhos improvisados e da experimentação de técnicas e materiais usados pela artista.
Sobre a artista plástica e performer:
Ana Caetano nasceu em 1970, vive e trabalha em Lisboa. Começou o seu percurso artístico na dança contemporânea e mais tarde formou-se em design gráfico (no IADE 1989), em pintura (na SNBA 2008) e em artes plásticas (no ARCO 2016). Integrou o elenco de algumas companhias de dança, como o Ballet Gulbenkian ou o Centre Chorégraphique National de Grenoble, tendo ainda trabalhado com alguns coreógrafos em projetos pontuais em Portugal e no estrangeiro, como sejam: Francisco Camacho, Jean-Claude Galotta, Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Bruno Cochat, Joanne Leighton, entre outros. Nos últimos anos, tem desenvolvido um trabalho plástico/visual, no qual o corpo se tornou um instrumento fundamental. Procura desafios físicos, que implicam dificuldade e resistência e explora a escala grande. Interessa-se por novos modos de fazer e pelo cruzamento de práticas.
Avenidas – Um Teatro em Cada Bairro Rua Alberto de Sousa, 10 A
218 172 400
Segunda a sexta, 9h30 – 18h30 (fins de semana e feriados, mediante a programação)
Entrada gratuita Programação disponível em:
lisboa.pt/agenda/o-que-fazer agendalx.pt Facebook Avenidas Instagram Avenidas