19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim

Localidade: Concelho: Distrito:
Póvoa do Varzim Póvoa do Varzim Porto

 

A diversidade de coleções do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim potencia a exploração de temáticas muito diferenciadas, o que se reflete no programa das exposições temporárias que o Museu, anualmente, organiza. Paralelamente, nas exposições permanentes, o visitante encontra as referências às raízes históricas e etnográficas da Póvoa de Varzim. Espaços centrais desta abordagem são a “Sala de Arqueologia”, que cobre um período temporal entre o Paleolítico e a Idade Moderna; a “Sala do Mar”, dedicada às embarcações, aprestos, técnicas, tradições e costumes da sui generis Comunidade Piscatória Poveira; ou, ainda, a “Capela”, onde para além de arte sacra se exploram aspetos da religiosidade popular.

 

O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim foi fundado em 1937, por ação de António Santos Graça, autor de “O Poveiro” (1932) e esteve desde sempre instalado no «Solar dos Carneiros», edifício cuja fachada brasonada data da 2ª metade do século XVIII, declarado Imóvel de Interesse Público em 1985. Ao longo destes anos o espaço sofreu várias intervenções que ampliaram a área expositiva e técnica, a última das quais entre 2007 e 2009. Momentos particularmente marcantes na história da instituição são a construção da réplica em tamanho real da Lancha Poveiro do Alto, embarcação que ainda hoje funciona como embaixadora da nossa cidade, e a construção, em 2004, de dois polos associados a dois importantes recursos patrimoniais do concelho: O “Núcleo Arqueológico da Cividade de Terroso” e o “Núcleo Museológico da Igreja Romana de S. Pedro de Rates”.

 

As Coleções atuais do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim  resultam, acima de tudo, de dois fatores determinantes: por um lado são a consequência do espólio acumulado o que, para além de testemunhar a evolução da instituição, mostra também a estreita ligação à comunidade, pois não é despiciente o número de peças doadas por particulares; por outro lado, espelham o estatuto Municipal do Museu que o torna num dos principais protagonistas da missão de salvaguarda do património cultural do concelho. Daqui resultou uma grande variedade de peças indexadas a coleções como Armas, Brinquedos, Cerâmica, Arqueologia, Etnografia, Escultura, Espólio Documental, Mobiliário, Numismática, Têxteis e Traje, que datam dos séculos XIII ao XXI.

 

Núcleos 

 

Núcleo da Cividade de Terroso

Estação arqueológica da Idade do Ferro à romanização Monte da Cividade

 

Núcleo Museológico da Igreja Românica de S. Pedro de Rates (associada ao primeiro Mosteiro da Ordem de Cluny, em Portugal)

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: http://www.cm-pvarzim.pt/povoa-cultural/museu-municipal

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 – 18:18:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...