>
Localidade: | Concelho: | Distrito: |
Aljustrel | Aljustrel | Beja |
O Museu Municipal de Aljustrel foi criado como instituição em 1999 e o seu Núcleo Rural de Ervidel foi aberto em Abril de 2000, onde se encontra exposta parte da coleção de Etnografia, nomeadamente, alfaias agrícolas, alfaias de apicultura e a reconstituição de um quarto e uma cozinha de uma casa rural. Em Maio de 2002, foi aberto o Núcleo de Arqueologia, situado no edifício sede da instituição em Aljustrel. Este edifício resulta da adaptação do edifício dos antigos Paços do Concelho da vila de Aljustrel e situa-se no Centro Histórico da vila em frente à Igreja Matriz.
O Museu Municipal de Aljustrel possui duas coleções principais. Uma de Etnografia, ligada ao mundo rural, com alfaias agrícolas para trabalho da terra, de apicultura, de moagem, de armazenagem e tratamento de cereais e ainda de materiais ligados à produção de vinho e azeite. Dentro desta temática possui ainda diversos objetos do quotidiano que permitiram a reconstituição de um quarto e cozinha de uma casa rural.
A segunda grande coleção do Museu é de Arqueologia, composta por materiais recolhidos no concelho em intervenções arqueológicas e de achados fortuitos. Através de um protocolo com a empresa mineira Pirites Alentejanas, SA, o museu ficou com o depósito de todos os materiais que faziam parte do antigo Museu da Mina. Estes, abarcam um período cronológico que vai desde a Pré-história até à Idade Média, com especial ênfase no período romano.
O Museu possui ainda uma coleção de metrologia, proveniente do antigo Gabinete do Aferidor da Câmara Municipal de Aljustrel que servirá para a criação de um futuro Núcleo de Metrologia.
Núcleo Rural de Ervidel
Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.
Outras Informações: http://www.mun-aljustrel.pt/