José António Silva anunciou esta quarta-feira, as 14 atletas convocadas para representar Portugal neste momento de preparação, que terá lugar no centro do país, de 26 a 29 de setembro.
O final do mês de setembro promete grandes emoções na Batalha, com o retorno da Seleção Nacional A Feminina, após a qualificação para o Women’s EHF Euro 2024, um momento histórico para a modalidade no género feminino, em Portugal. A 2.ª edição do Torneio Internacional da Batalha servirá como preparação para este mesmo Campeonato da Europa, que terá lugar na Suíça, em novembro, onde as Lusas figuram no Grupo C, juntamente com França, Espanha e Polónia.
Neste momento preparatório, de quatro dias, onde se inclui um particular com a República Democrática do Congo – jogo inaugural – Portugal irá defrontar a Turquia, o Brasil, e ainda, a seleção NXT Generation, com um número alargado de jovens atletas portuguesas. Antes do II Torneio Internacional da Batalha, as comandadas de José António Silva terão três dias de preparação no centro do país, com sessões de treino bi-diárias.
O Selecionador Nacional tornou pública a lista de convocadas composta por 14 atletas que vão começar a trabalhar no próximo dia 23 de setembro, na região de Leiria, antes de se mudarem de armas e bagagens para o Pavilhão Gimnodesportivo da Batalha, palco do Torneio Internacional da Batalha.
José António Silva, técnico de 59 anos, abordou a alteração da estrutura competitiva deste Torneio, tendo em conta a desistência de um dos países: “O estágio que vamos iniciar na próxima segunda-feira é o primeiro direcionado exclusivamente para a preparação do Campeonato da Europa. Como é público, o torneio que tínhamos planeado sofreu algumas alterações em função da indisponibilidade de última hora de um dos países que se tinha comprometido em participar. Na reformulação que fizemos, entendemos aproveitar a oportunidade para alargar o número de atletas a observar e, assim sendo, teremos um número de jogadoras inabitual no estágio da seleção. Esta situação é útil neste momento porque já não estamos com as atletas há alguns meses e, assim sendo, é uma boa oportunidade para observar a sua evolução e avaliar o estado momentâneo de forma.”
Para além dessas questões o treinador abordou ainda os aspetos que pretende trabalhar: “Para além da avaliação das atletas, quer do ponto de vista físico quer do ponto de vista técnico e tático, os grandes objetivos da participação neste torneio e do estágio que lhe está associado, passam por trabalhar de forma muito aprofundada os comportamentos defensivos que pretendemos implementar, bem como trabalhar do ponto de vista individual algumas questões da técnica tática individual ofensiva que podem ser relevantes para o futuro da equipa. A ênfase do trabalho tático coletivo vai ser dada nas questões defensivas e como é óbvio nas transições que lhe estão associadas.”
Sobre esta participação no II Torneio Internacional da Batalha, José António Silva considera que é uma mais valia, pelas equipas contra quem Portugal irá jogar: “No que diz respeito aos jogos, vamos ter a oportunidade de jogar com equipas poderosas do ponto de vista físico na tentativa de ultrapassar uma das dificuldades que temos habitualmente na competição com as melhores equipas: o fator antropométrico. De facto, a escolha das equipas, para além da valia do ponto de vista técnico tático – recordo que o Brasil participou recentemente nos Jogos Olímpicos – teve como principais fatores, não só a questão antropométrica, mas também a intensidade que os adversários colocam nos contactos, visto que estas são as maiores dificuldades que temos na competição. O confronto com equipas destas características permitir-nos-á identificar as nossas lacunas, prescrever os comportamentos que necessitamos de trabalhar e testar soluções por forma a melhorarmos a nossa performance. Encaramos este torneio com ambição, mas com a perspetiva de alcançarmos melhorias substanciais quer do ponto de vista individual quer do ponto de vista da dinâmica coletiva, deixando os resultados para um plano secundário.”
Portugal iniciará o II Torneio Internacional da Batalha com um jogo inaugural frente à República Democrática do Congo, às 18h30, depois irá medir forças com a NXT Generation, no dia seguinte, pelas 18h30 e, no sábado, tem reservado um duelo contra Brasil, pelas 17h30, fechando a sua participação contra a Turquia, no domingo, às 16h00. O Torneio Internacional da Batalha vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo da Batalha e contará com transmissão em direto na andeboltv.
NXT Generation conta com 14 atletas na convocatória
Em virtude da desistência de um dos países participantes, a Federação de Andebol de Portugal juntamente com o corpo técnico das Seleções Nacionais decidiu dar oportunidade de alargar o leque de observação ao criar uma Seleção NXT Generation, que também entrará em estágio no dia 23 de setembro e participará nesta prova internacional.
Torneio Internacional da Batalha
Calendário
26.09.2024 – 18h30 – Portugal x RD Congo, andeboltv
26.09.2024 – 20h30 – NXT Generation x Brasil, andeboltv
27.09.2024 – 18h30 – Portugal x NXT Generation, andeboltv
27.09.2024 – 20h30 – Turquia x Brasil, andeboltv
28.09.2024 – 15h00 – NXT Generation x Turquia, andeboltv
28.09.2024 – 17h30 – Portugal x Brasil, andeboltv
29.09.2024 – 16h00 – Portugal x Turquia, andeboltv