18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Rio Maior prepara-se para receber a 22.ª edição do Grande Prémio de Marcha

A cidade de Rio Maior será palco de uma das mais importantes competições internacionais de marcha atlética que anualmente têm lugar no nosso país.

Durante várias edições, e até à do ano passado, a competição esteve integrada no conjunto de provas válidas para a categoria “B” do challenge mundial da Federação Internacional de Atletismo, situação invertida este ano com o retorno ao circuito da Associação Europeia de Atletismo, ainda assim pontuável para a classificação final do referido challenge, integrando agora a categoria "C".

A Câmara Municipal de Rio Maior, principal entidade organizadora do evento, justificou a decisão com a necessidade de diminuição de custos, grande parte destinados ao pagamento de viagens e alojamentos aos atletas mais bem cotados nos “rankings” mundiais da disciplina, assim como aos prémios monetários destinados aos primeiros classificados, de igual montante para masculinos e femininos.

Ainda segundo informação dos responsáveis autárquicos riomaiorenses, que despenderam com a realização da competição, em 2012, cerca de 35.000 euros, tem havido diminuição sucessiva do apoio financeiro de organismos públicos, nomeadamente do Instituto de Desporto de Portugal, e de entidades privadas, facto a que não é alheio a muito difícil conjuntura económica que o país atravessa.

De todo o modo, prevê-se um nível competitivo muito elevado, com a presença dos melhores especialistas nacionais, masculinos e femininos, e ainda de vários atletas estrangeiros de craveira internacional.

No ano passado, Beatriz Pascual (Espanha) e Matej Tóth (Eslováquia) acrescentaram os seus nomes à valiosa e prestigiante lista dos vencedores da prova de Rio Maior, inaugurada em 1991 pela finlandesa Sari Essayah, atualmente deputada no Parlamento Europeu, e pelo “nosso” José Urbano, hoje em dia conceituado massagista desportivo.
 
O Marchador 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 10:22:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...