No dia 23 de julho decorreu uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, presidida pelo Presidente da Câmara, Manuel Tibo e com a presença do vereador com o pelouro da Proteção Civil, Adelino Cunha, que se destinou, entre outros assuntos, à apreciação e deliberação do processo de revisão do Plano de Emergência e Proteção Civil de Terras de Bouro. Depois de um período de consulta pública o documento foi, novamente, apresentado a todos os comissários para análise e validação, tendo sido aprovado por unanimidade. O documento segue agora para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para emissão de parecer.
No decurso da reunião foi apresentado pela Coordenadora Municipal da Proteção Civil, o Plano de Coordenação para as Festas Concelhias com o objetivo de, atempadamente, se preparar uma resposta adequada, sistemática e organizada a um conjunto de potenciais cenários relacionados com a proteção e segurança de pessoas e bens neste evento.
A Comissão Municipal da Proteção Civil abordou ainda a necessidade de, dada a época do ano que atravessamos, aumentar a sensibilização e informação para os perigos que as cascatas representam. As 80 ocorrências nos últimos 10 anos são uma preocupação para o município, daí a necessidade de, para além das anunciadas obras de melhoria da visitação, incrementar, nos locais, informação, alertando os visitantes para os perigos que correm ao frequentar os mesmos, adequem os comportamentos e adotem medidas de autoproteção.