Cerimónia realiza-se no dia 17 de dezembro, às 11h00, no Jardim Guerra Junqueiro
A Câmara Municipal de Lisboa e o Centro Nacional de Cultura convidam para a cerimónia de homenagem ao poeta Guerra Junqueiro, com um programa que inclui o descerramento de uma placa, seguida de leituras de poemas e ainda uma visita à mostra Bibliográfica de Abílio Guerra Junqueiro, na Casa Jardim da Estrela – Um Teatro em Cada Bairro.
Esta cerimónia, integrada nas atividades comemorativas do primeiro centenário da morte do poeta, é promovida pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com o Centro Nacional de Cultura e contará com a presença de representantes de ambas as entidades e de familiares do poeta.
Ao longo desta manhã, será evocada a sua importância histórica, cultural, social e política nos séculos XIX e XX, com enfoque no seu percurso literário, inspirador e revolucionário. Pretende-se ainda inscrever o seu nome num espaço público da cidade de lisboa, designadamente no Jardim da Estrela que, por deliberação camarária em 2004, passou a ser renomeado como Jardim Guerra Junqueiro.