18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Qualificação 1 em Mação com ataques às lideranças no Campeonato

 
60º Mação Verde Horizonte
 
Qualificação 1 com Yésica Lorenzo a assinar vitória feminina no Troféu Júnior Kartcross, Adão Pinto soma e segue na 2RM, Oliveira parte caixa nos “livres” e entrega Q1 a Tiago Alexandre, Jorge Machado abre a vencer na S1600 e Alexandre Borges impõe-se no KX.
O Campeonato Portugal Ralicross e Kartcross está de regresso já este fim-de-semana – 2 e 3 setembro – com a realização do 60º Mação Verde Horizonte, organizado pelo Clube Automóvel de Mação.
 
A Pista da Boavista, traçado que habitualmente se enche de público entusiasta da modalidade, o qual uma vez mais compareceu hoje em força em momento de decisões, recebeu esta tarde os treinos cronometrados e a Q1. Nesta que é a 6ª e penúltima prova da época não há espaço para erros entre os principais interessados aos títulos de campeão nacional das diversas categorias já que as diferenças pontuais no topo das várias tabelas classificativas são bastante curtas. Começar bem o fim-de-semana é para muitos, fundamental.
TROFÉU JUNIOR KARTCROSS
Yésica Lorenzo entra ao ataque e desafia liderança.
 
Entre os talentos mais jovens do Troféu Júnior Kartcross João Dinis é líder com 158 pontos, com Yésica Lorenzo a escassos 7 pontos de distância (151 pontos). Na luta pela 3º posição no campeonato Gabriela Godinho (131 pontos) e Raquel Nunes (129 pontos).
 
Numa luta ao rubro, e com Yésica Lorenzo totalmente ao ataque, Diniz assinou o melhor tempo com 38.565s, mas a sentir a pressão total do assalto ao primeiro lugar, com Yésica Lorenzo a “gastar” apenas mais 0.052s para ser segunda. A 1.836s de Diniz e com o 3º melhor tempo, Raquel Nunes. Com uma diferença pontual tão curta ente Diniz e Lorenzo, esperava-se uma Q1 ao rubro.
 
Assim foi, luz verde. Mantendo a tradição, a curva 1 da Pista da Boavista a ser “madrasta”. João Diniz e Yésica Lorenzo com arranques fortes disputam a liderança na curva 1, com Diniz a ficar “sem espaço” pelo interior da curva, sofrendo um toque que originaria um “capotanço”. Bandeira Vermelha. Novo arranque com a ausência de Diniz que viu a suspensão do seu Semog Bravo ceder no incidente com Yésica.
 
Nova partida com Yésica a assumir a liderança. Corrida sem história com a jovem piloto galega a liderar do primeiro ao último metro. Desta forma Yésica entra ao ataque em Mação desafiando desde o primeiro minuto a liderança do campeonato. 2º para Gabriela Godinho. Raquel Nunes e Ana Gonçalves não lograriam terminar com problemas mecânicos.
2RM
Adão Pinto soma e segue na Q1 em Mação
 
No pelotão da 2RM e com a tabela classificativa a colocar Adão Pinto na liderança com 175 pontos, logo seguido de Duarte Camelo com 162 pontos e Manuel Pinto com 156 pontos, cronometrados e Q1 foram como sempre, plenos de emoção.
 
Pinto assinou, nos cronometrados, o tempo mais rápido ao traçado da Boavista com 39.457s, com Manuel Pinto a agarrar o 2º tempo com apenas mais 0.545s do que o atual campeão em título. António Dias seria o 3º com mais 0.738s do que Adão. De destacar que do 2º ao 7º mais rápidos os pilotos ficaram compactados no mesmo segundo, o segundo “40”. Uma nota no feminino com Andreia Sousa e Rafaela Barbosa a realizarem o 5º e 6º tempos respetivamente. Já o atual 2º classificado do campeonato, Duarte Camelo não foi além do 11º tempo.
 
Manga 1 com Adão Pinto a sair da pole acompanhado por Mário Teixeira, Guilherme Nunes e Manuel Tavares. Pinto a liderar de início a fim, vencendo com tranquilidade e mostrando de forma vincada “ao que vem” nesta 2ª visita a Mação.
 
Manga 2 com Manuel Pinto, Andreia Sousa, Ricardo Costa e Duarte Camelo. Curva um da Pista da Boavista novamente a ditar a sua “sorte” com Andreia Sousa e Manuel Pinto a envolverem-se num ligeiro toque que acabaria por ditar o “capotanço” de Manuel Pinto. Nova grelha com a ausência de Pinto. Nova grelha. Luz verde e arranque de Ricardo Costa a galgar 2 posições na curva 1. Mantendo um andamento forte, Rocha vence a sua manga.
 
Manga 3 apenas com a jovem Rafaela Barbosa, António Sousa e Agostinho Pereira, com António Dias a retirar o seu Opel Corsa da grelha antes do arranque. Com um andamento constante Rafaela liderou e assinou a vitória no feminino.
 
Consolidados os resultados das 3 mangas, Adão Pinto abre o fim-de-semana a vencer. Mário Teixeira e Guilherme Nunes seriam os 2º e 3º classificados à geral. Rafaela Barbosa seria a primeira senhora em 4º e a fechar TOP 5 Ricardo Costa.
S1600
Jorge Machado a mostrar argumentos vencendo Q1
 
Entre os S1600 com Jorge Machado (198 pontos), na liderança do campeonato, Rogério Sousa (182 pontos), e o atual campeão em título Mário Barbosa (175 pontos) a fechar o TOP 3, os cronometrados ditaram André Sousa como o mais rápido, com o piloto do Audi A1 a necessitar apenas de 38.074s para assinar a melhor volta. A apenas 0.107s, o líder do campeonato, Jorge Machado e a apenas 0.166, Mário Barbosa. O atual 2º classificado à geral, Rogério Sousa não iria além do 7º tempo mais rápido. Estavam feitas as apresentações para a Q1 nos S1600.
 
Q1 dividida em 3 séries com André Sousa, Leonel Sampaio, Joaquim Machado e José Queirós em pista na Série A. A sair da Pole André Sousa e Joaquim Machado seriam surpreendidos na saída da curva 1 por Leonel Sampaio. Luta intensa, mas sempre limpa com vitória para Sampaio.
 
Série B a alinhar na grelha Jorge Machado, Tiago Ferreira, Sérgio Dias e António Sousa.
Partida limpa e muito disputada com Jorge Machado, o atual líder do campeonato, a assumir a liderança. Numa corrida sem história e na qual Tiago Ferreira acabaria por abandonar, Machado garantiu a primeira vitória.
 
Série C com a presença do campeão em título, Mário Barbosa, a bater-se com Rogério Sousa e Bruno Campos. Luz verde e arranque canhão de Barbosa a não deixar os seus créditos por mãos alheias. Numa luta sempre a dois, Barbosa e Sousa mantiveram andamentos muito fortes e similares que nem a Joker Lap viria a desfazer. No entanto Sousa acabaria por perder andamento e posição para Bruno Campos com Barbosa a vencer manga.
 
Consolidadas as classificações das três séries, o atual líder do campeonato, Jorge Machado fecha o dia com a vitória na Q1 com Mário Barbosa e Leonel Sampaio no seu encalço.
SUPERCARS
Oliveira parte caixa nos “livres” e entrega Q1 a Tiago Alexandre.
 
Nas “máquinas voadoras” a reedição das lutas das últimas jornadas com Tiago Alexandre (182 pontos), e José Oliveira (142 pontos) estava garantida, no entanto, o fim-de-semana não começou de feição para Oliveira que viu a caixa do seu 208 partir nos treinos livres o que o impediu de alinhar para os cronometrados. Assim sendo, Tiago Alexandre, sem oposição assinou o melhor tempo com 38.952s. A Q1 acabaria por ser solitária para Tiago Alexandre, dada a impossibilidade de Oliveira alinhar.  Alexandre cumpriu calendário e venceu a Q1.
KARTCROSS
Alexandre Borges impõe vitória na Q1 nos KX.
 
Com 208 pontos, a liderança entre os KX estão nas mãos do pluricampeão Pedro Rosário logo seguido de Luís Almeida (196 pontos) e Mário Rato (176 pontos). Alexandre Borges acabaria por se impor com 39.916s agarrando desta forma a volta mais rápida. Mário Rato (+0.019s) e Luís Almeida (+0.117s), seriam os senhores que se seguem. O líder do campeonato, Pedro Rosário seria apenas 5º.
 
Com os 21 inscritos do KX dispersos por três séries para a Q1, o mais forte após consolidação dos resultados foi Alexandre Borges que com 3:12:847s vence no primeiro dia de competição. Luís Almeida e João Pinheiro são 2º e 3º à geral. Um nota para o líder do campeonato e pluricampeão nacional Pedro Rosário a ser apenas 4ª à geral com Pedro Marques a fechar o TOP 5.
 
PROVAS DE SUPORTE – POPCROSS e CAMIÃO RACING
 
Dando continuidade ao espetáculo, o 60ª Mação Verde Horizonte contou ainda com as habituais provas de suporte. Os sempre divertidos Popcross com 8 inscritos e nos monstros do asfalto com 3 inscritos para o Camião Racing.
 
DOMINGO, 03 SETEMBRO – PROGRAMA E TRANSMISSÕES.
 
Amanhã domingo, o 60º Mação Verde Horizonte conta com a realização do “warm up” a partir das 8h30. A Q2 está programada para as 9h35 à qual se seguirá a Q3 pelas 11h10. Após a pausa para almoço, pelas 14h realizam-se as meias-finais. Com transmissão em direto na BOLA TV, as finas desta 6ª e penúltima prova do campeonato realizam-se pelas 15h30.
 
Como habitualmente as Q2, Q3, Meias-Finais e Finais podem também ser acompanhadas nas transmissões “live” do Youtube da FPAK e Facebook Oficial do Campeonato.
 

Periodicidade Diária

sábado, 25 de maio de 2024 – 05:21:37

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...