Depois de bem “digerido” o grande resultado de Emanuel Pombo no Gouveia International Downhill, a equipa rumou no passado fim-de-semana até Porto de Mós para a terceira jornada pontuável da Taça de Portugal de DHi. O já habitual traçado situado na localidade de Figueiredo, é sem dúvida alguma dos mais “agrestes” do circuito nacional devido à abundância de pedra existente e as velocidades atingidas na parte inicial do mesmo.
Os treinos de sábado decorrem da melhor forma para toda a equipa antevendo-se assim uma prestação meritória e consequentes subidas nas respectivas classes Elite e Júnior. No entanto o longo traçado da “Bezerra” continuava bastante duro, técnico e com necessidade de uma atenção redobrada por parte dos pilotos.
O jovem Patrick Talas seria o primeiro em pista no dia de domingo e com uma descida regular garantia o 7º lugar da manga qualificativa. Já na derradeira manga e com uma descida com igual parcial ao tempo da manhã, garante o pódio na sua classe com a 3ª posição.
Com um dia cinzento e as nuvens bastantes carregadas as coisas complicavam-se para a classe Elite. Daniel Pombo surpreendia com um 2º posto na manga de qualificação, tendo Emanuel obtido a 4ª posição. Ambos efectuaram mangas bastante cautelosas pois um furo ou uma queda facilmente poderiam acontecer neste tipo de circuito, deitando por terra os objectivos da equipa.
Na final o mais “velho” dos irmãos Pombo desceu um pouco na classificação depois da surpreendente primeira manga terminando no 6º posto da categoria Elite.
Já Emanuel sentiu algumas dificuldades devido à chuva que viria a aparecer, comentando: “Aconteceu o que eu mais temia. A chuva começou a cair e acabei por falhar algumas trajectórias na zona de “pedal” que me fizeram perder muita velocidade. Tentei no entanto atacar o primeiro lugar mas não consegui melhorar. Vou ter agora uma pausa prolongada onde irei certamente melhorar vários aspectos para conseguir os meus objectivos”. Nesse sentido o atleta Specialized terminou a jornada realizada em Porto de Mós na 4ª posição da geral e respectiva classe Elite.
A Taça de Portugal de Downhill terá agora uma pausa, regressando a 12 e 13 de Maio no circuito de Padela – Mujães. Trata-se de uma estreia deste traçado no circuito nacional mas que muita qualidade tem demonstrado em eventos regionais. Até lá…
Fotos: Luís Lopes