18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Praias acessíveis para a promoção da igualdade

 

 

Marta Paço foi a primeira portuguesa a conquistar uma medalha numa prova mundial de surf adaptado. Com apenas 13 anos, considera que o trabalho de consciencialização só funcionará se todos se unirem em torno da inclusão, “se quem tem poder para legislar tiver em consideração as necessidades dos cidadãos com deficiência e se as outras pessoas também colaborarem”, afirma.

 

Esta atleta do Surf Clube de Viana considera que uma praia acessível “tem de permitir que as pessoas se consigam locomover sem dependerem de outras e sem qualquer tipo de problema. Tem de ser uma praia organizada, sem obstáculos e que ofereça vários tipos de ajuda e pontos de referência, para as pessoas cegas, por exemplo, ou sinalização própria para daltónicos.” Explica ainda que “Para possibilitar que quem está numa cadeira de rodas possa, tal como as outras pessoas, ir à praia e à água, devem existir bons acessos e penso que todas as praias deveriam ter cadeiras anfíbias”.

 

Cega de nascença, Marta fez história em dezembro do ano passado, na Califórnia, quando conquistou a medalha de bronze no ISA World Adptative Surfing Championship, tendo sido a atleta mais jovem da competição.

 

Marta defende que a praia deve ser para todos e considera que o programa “Praia Acessível – Praia para Todos! é fundamental “para promover a igualdade, pois, na verdade, todas as pessoas têm direito de ir à praia, de usufruir dos seus momentos de lazer e de não ter limitações nesses momentos”.

 

No próximo dia 13 de março, entre as 10h30 e as 13h00, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no auditório III - PT Meeting Center da Feira Internacional de Lisboa, venha conhecer o Programa que promove a acessibilidade nas praias portuguesas, os testemunhos de quem usufrui destas praias e as vencedoras do Prémio “Praia + Acessível” (A Praia da Nazaré que irá receber o 1º prémio, e a Praia Fluvial de Monsaraz que obterá o 2º prémio).

 

Neste evento estarão presentes a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes; a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos (consulte aqui o programa).

 

Desde 2005, o Programa “Praia Acessível - Praia para Todos!” tem vindo a galardoar as zonas balneares que se destacam pela inovação, e pela qualidade de fruição que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada, sendo galardoadas, em 2018, 214 praias em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira (veja aqui o mapa das praias classificadas como praias acessíveis em 2018).

 

As mesmas podem ser candidatas ao Prémio “Praia + Acessível”, que é atribuído, anualmente, às duas zonas balneares que obtenham melhor classificação na avaliação feita por um júri, e consiste na doação de equipamentos para melhoria das condições de acessibilidade existentes, bem como o hastear da bandeira Praia Acessível.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 08:08:03

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...