20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal Debate "O Que De Verdade Importa"

A Fundação O Que de Verdade Importa (OQDVI) volta a organizar o seu Congresso em Portugal, mas desta vez com duas edições, a primeira no dia 3 de Março em Lisboa e a segunda no dia 10 de Março, no Porto.

 

Estes congressos são gratuitos e consistem na partilha, na primeira pessoa, de histórias de vida inspiradoras e de superação, com o objectivo de transmitir valores universais aos jovens portugueses.

 

Para Mónica Barber, porta-voz da Fundação OQDVI em Portugal, “estes encontros comprovam a sua importância através dos contactos de jovens que a Fundação recebe após os congressos e que transmitem a importância que os testemunhos a que assistiram tiveram no seu percurso, decisões, atitudes e forma de encarar a vida.”

 

A Fundação OQDVI direcciona os seus congressos para o público universitário e pré-universitário pois considera que é nesta fase que os jovens definem a sua personalidade e tomam decisões importantes que podem influenciar todo o seu futuro.

 

O Congresso de Lisboa contará com a presença de três pessoas extraordinárias, Kyle Maynard, Alexia Vieira e Tomaz Morais (descritivos abaixo)

 

Kyle Maynard– Campeão de luta livre. Escalou o Kilimanjaro. Nasceu sem braços nem pernas. Kyle Maynard é um jovem estudante americano que nasceu com uma amputação congénita de braços e de pernas o que não o impediu de ser campeão de luta livre em competições de pessoas sem deficiência.

 

Escreveu o livro Sem Desculpas que reflecte a sua atitude perante a adversidade e a sua vontade para superar obstáculos, como bem o demonstrou na sua subida ao Kilimanjaro.

 

http://kyle-maynard.com/

 

Alexia Vieira– Concretizou o seu sonho, criando a Fundação Khanimambo de ajuda em Moçambique. Natural de Lisboa (1983). Com 11 anos de idade mudou-se para Madrid com a sua família. Estudou Jornalismo e Relações Internacionais. Trabalhou como voluntária com várias ONGs viajando por vários países subdesenvolvidos.

 

Foi um dos membros fundadores da Fundação Khanimambo. Desde 2007 vive em Xai-Xai coordenando o trabalho de campo.

 

http://fundacionkhanimambo.org/fundacion/equipo/alexia-vieira/?lang=pt       

 

Tomaz Morais- Licenciado em Educação Física e Desporto, é Director Técnico Nacional. Quando pegou na Selecção  Nacional de Rugby em 2001, Portugal ocupava o 30º lugar do ranking mundial a seu comando subiu até à 15ª posição. Pela sua liderança e orientação técnica Portugal venceu pela 1ª vez competições internacionais como o Campeonato da Europa de XV (rugby de quinze), Sete Europeus de Sevens (Rugby de sete), 10ª lugar no Mundial de Sevens em Hong Kong entre 94 equipas participantes e o 1º lugar do Campeonato do Mundo Universitário. Como maior destaque, de toda a sua carreira como treinador, está a participação da Selecção Nacional no campeonato do Mundo de 2007 em Rugby de XV (foi a 1ª selecção totalmente amadora a jogar a fase final com equipas profissionais).

 

http://www.tomazmorais.pt/

 

O Congresso do Porto conta com a partilha dos testemunhos inspiradores de Bento Amaral, Lucía Lantero e Johnson Semedo (descritivos abaixo):

 

Bento Amaral – Português que ficou tetraplégico aos 25 anos. Achou que a vida tinha acabado para ele, mas soube dar a volta. Terminou o curso de Engenharia Alimentar, tornou-se professor e enólogo. Para além disso, não deixou a sua paixão: a vela. Em 2005 tornou-se campeão do mundo da modalidade. A sua história levou-o a escrever o livro Sobreviver.

 

Lucía Lantero - Jovem natural da cidade de Santander, Espanha, esteve como voluntária no Haiti e decidiu fundar uma ONG cujos objectivos foram dar alimentação, protecção, educação e ajuda psicológica a crianças órfãs, ou que, pela pobreza extrema das suas famílias se vêm obrigadas a abandonar os seus pais ou familiares e tentam sobreviver nas ruas como mendigos pelo que muitas vezes se vêm forçados a serem escravos.

 

Johnson Semedo – Ex-presidiário, dependente de drogas que deu uma volta de 180 graus à sua vida. Aos 10 anos foi viver para a rua. Quase a completar 18 anos, o tribunal atribui-lhe uma pena de 10 anos de prisão. Quando sai, decide mudar de vida, investir na sua recuperação e sair da vida do crime e das drogas. É hoje Pai, treinador de futsal, com 25 jovens a seu cargo, interventor social da Associação Cultural Moinho da Juventude.

 

Todos estes testemunhos são histórias de pessoas que alteraram a sua forma de vida em prol das suas crenças num mundo melhor, ou que foram obrigados a superar-se perante situações arrasadoras.

 

A Fundação O Que de Verdade Importa é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada em Espanha por María Franco, que após superar uma situação de cancro deparou-se com o livro “O que realmente importa” de Nicholas Fortsmann, um bilionário americano com cancro terminal, que escreveu as suas reflexões finais como legado para os seus filhos. Este testemunho inspirou María Franco a criar a Fundação O Que de Verdade Importa com objectivo principal de promover e divulgar os valores humanos, éticos e morais universais da sociedade, através da entreajuda, do optimismo e da generosidade.

 

Desde há oito anos para cá, a Fundação organiza congressos, a nível mundial, promove actividades educativas e formativas destinadas a jovens e em contexto empresarial, e também desenvolve acções de voluntariado, local e internacional.   

 

Pode encontrar mais informação dos programas no site http://www.oquedeverdadeimporta.orge na página de facebook https://www.facebook.com/#!/oquedeverdadeimporta?fref=ts.

 

Periodicidade Semanal

domingo, 26 de abril de 2026

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...