18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça do Mundo de Ginástica Rítmica - Jogos Santa Casa

 

O Portimão Arena prepara-se para receber mais uma etapa do circuito mundial de Taças do Mundo de Ginástica Rítmica, um evento organizado pela Federação de Ginástica de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Portimão.

A décima edição da Taça do Mundo, reunirá em Portimão 132 ginastas, em representação de 13 países nos Conjuntos e 32 países na competição Individual, com 74 e 54 ginastas, respetivamente.

 

Com a representação dos cinco continentes, espera-se que as ginastas tragam um emocionante e reconhecido espetáculo ao público, algo que certamente irá acontecer, uma vez que está confirmada a presença de grandes potências na competição individual como Alexandra Agiurgiuculese, Zohra Aghamirova, Daria Varfalomev, Margarita Kolosov, Karla Diaz, Marina Malpica e Evita Griskenas. Destaque ainda para as portuguesas Rita Araújo e Joana Pinheiro.

Já nos Conjuntos marcam presença grandes nomes como Itália (3º lugar nos Jogos Olímpicos de 2020); o Brasil (vencedores dos Pan-americanos); Espanha (3º lugar no Campeonato do Mundo de 2022 garantindo assim apuramento para os jogos olímpicos de 2024); Azerbaijão (3º classificado no Campeonato do Mundo de 2022 com o exercício de Fita e Bola) e o Japão (medalhado no Campeonato do Mundo de 2019). 

 

Destaque também para o Conjunto português composto pelas ginastas Catarina Dias, Clara Paiva, Beatriz Freitas, Clara Melo, Felicia Oprea e Bruna Simões. O Conjunto iniciou o trabalho no ano passado com o objetivo de preparar o Campeonato da Europa, que se realiza daqui a duas semanas em Baku, no Azerbaijão.

 

Na conferência de imprensa, que decorreu esta manhã no Portimão Arena, o Presidente da Federação Ginástica Portugal, Luís Arrais, considerou a Taça do Mundo de Portimão uma competição “muito forte, de grande qualidade, daquilo que de melhor existe a nível de Conjuntos e Individual” na ginástica rítmica. 

Catarina Leandro, Vice-Presidente para a Ginástica Rítmica, realçou ainda que existem “equipas fortíssimas” e que estarão presentes Conjuntos “que já conseguiram apuramento para os Jogos Olímpicos”. Quanto aos resultados nacionais garantiu que existe “um nível e uma qualidade clara”, reflexo do “crescimento da modalidade” no País.

 

“As ginastas nacionais participaram já no Torneio de Portimão e uma delas, a Rita Araújo, conseguiu uma medalha de ouro em Arco. Temos fortes expectativas de que ela consiga ir às finais da Taça do Mundo, pelo menos neste aparelho em que é muito forte. Não sei se conseguirá chegar ao pódio, mas ter ginastas nas finais seria muitíssimo bom”, concluiu.

A conferência contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, que classificou a Taça do Mundo como um evento de “rara beleza” que, este ano, conta “praticamente com um recorde de países”. Sendo igualmente um evento que tem impacto na divulgação do Algarve como destino turístico.

 

“Temos mais de 140 participantes do melhor que há a nível mundial. Isto só nos pode deixar orgulhosos, pela dignidade que esta Taça do Mundo tem para todos os ginastas (...) Queremos que seja um campeonato justo e que no final consigamos entregar as medalhas de ouro àquelas que nos brindem com as imagens de rara beleza a que já estamos habituados”.

 

As entradas na Taça do Mundo de Ginástica Rítmica – Jogos Santa Casa serão gratuitas. A competição começa no dia 5 de maio, sexta-feira, pelas 10:30H com exercícios de Arco e Bola. Pelas 18:20H terá lugar a cerimónia de abertura, seguindo-se às 18:50H, nos Conjuntos, as competições de 5 Arcos. Já no sábado, dia 6 de maio, a competição de Maças e Fita começa às 10:30H e, às 18:35H acontece a competição de 3 Fitas e 2 Bolas, nos Conjuntos.

 

No domingo, dia de finais, a competição começa pelas 15:00H e intercala a vertente individual com os Conjuntos, estando previstas a Gala e Cerimónia de Encerramento para às 19:35H.

 

Depois, o circuito mundial segue para Cluj-Napoca, na Roménia, decorrendo entre os dias 14 e 16 de julho.

 

Fotos: Carlos Alberto Matos / FPG

 

Periodicidade Diária

sábado, 25 de maio de 2024 – 06:03:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...