>
A 26 de Março de 1994, Fernando Fernandes conquista o título de Campeão do Mundo de Kickboxing.
Fernando Manuel da Glória Fernandes, nascido a 14 de junho de 1966, ainda muito novo traça os seus objectivos no desporto. É influenciado pelo cinema na temática das Artes Marciais, frequentando as variadas salas de cinema da cidade de Lisboa.
Aos 13 anos entra no mundo das Artes Marciais praticando Karaté, contudo aos 17 começa o Kickboxing. Seis anos mais tarde, já aos 23, entra no mundo da competição profissional deste Desporto de Combate. Teve como mestres Carlos Pais, Fernando Jaime e Carlos Ramjanali.
Passou por vários Clubes, onde mostrou o seu empenho e destreza da forma como treinava. Entre eles temos a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Clube Jaime, o Clube Santo António dos Cavaleiros, o Corpos Clube de Odivelas, o Ginásio Monte Belo e o Sporting Clube de Portugal, sendo desde sempre o clube do seu coração.
Os títulos conquistados por Fernando Fernandes por ordem cronológica:
Resumindo a sua prestação nos 123 Combates de Kickboxing:
Para além do Kickboxing e do Karaté que já falámos, este atleta também praticou e obteve títulos em Boxe profissional com 21 combates e também bons resultados Full contact.
De aluno passa a Mestre e os frutos vão sempre surgindo com orgulho na prestação dos seus alunos, assim como com o livro “Ser Campeão no Ringue como na Vida” que demorou cerca de vinte anos a ser construído. Este foi editado em 2016. É um livro de vida, de superação e exemplificação de técnicas de Kickboxing.
Devido à sua actividade de acompanhar os alunos com pequenas lesões, Fernando Fernandes certifica-se em massagem de recuperação e Shiatsu. É uma actividade que ainda exerce para pessoas de todas as idades e para os mais variados problemas que possam ser tratados com a sua massagem. Mais recentemente tem um programa de Terapia de Recuperação Manutenção a pessoas com idade avançada, esse tem sido um projecto também com sucesso.
Este Mestre Campeão costuma dizer muitas vezes: “Não é fácil a vida de campeão…”. O que quererá ele dizer com isto? O caminho para se chegar lá e manter a postura ao longo da vida? Só ele o saberá dizer.
Fotos: Arquivo de Fernando Fernandes