19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Chamusca 2025: Super SSV Semideiro - Pilotos "à prova de lama" enfrentaram duro desafio no Semideiro

- Clima chuvoso complica a segunda prova da temporada.
- Pilotos superam com distinção uma das mais duras provas dos últimos anos.
 
Depois de uma semana particularmente chuvosa, os céus deram uma pequena trégua no passado domingo, permitindo que praticamente todas as provas do TH Clothes X-Trophy Semideiro-Chamusca 2025 fossem disputadas sem chuva e até banhadas por um sol bastante radioso por breves momentos.  No entanto, a chuva não se ausentou completamente, com nuvens negras a passar uma ou outra vez pela pequena localidade ribatejana, deixando um "rasto molhado" atrás de si.
 
Mas, apesar da pausa de domingo, a intempérie dos dias que antecederam acabou por influenciar o desenrolar dos acontecimentos. Ao longo de toda a semana, a pista da "Cascalheira" foi gradualmente ficando cada vez mais ensopada, com muitas zonas de lama e de água, obrigando mesmo a uma revisão de última hora do traçado, retirando os pontos mais complicados e incluindo troços que não estavam previstos para fazer parte do percurso deste ano.
 
Com um grau de exigência mais elevado, os pilotos presentes tiveram desta vez que se aplicar um pouco mais para procurar obter um bom resultado. Obviamente, nem todos tiveram sucesso, pois as dificuldades que enfrentaram foram fazendo uns perder tempo e forçando outros a abandonar.   Mas mesmo com todas estas contrariedades, todas as corridas se disputaram a um ritmo muito elevado, talvez até algo surpreendente tendo em conta o estado do terreno, demonstrando que esta caravana de pilotos não se deixa impressionar facilmente e que de um modo geral todos os pilotos são determinados e resilientes naquilo que é a sua conduta desportiva e desejo de obter um bom resultado.
 
Os primeiros a arrancar para esta segunda prova do ano foram os pilotos das classes Iniciados Moto TT1 e TT2, seguindo-se participantes das classes TT3 e TT4. Os Iniciados Quad foram os últimos a arrancar e a dar por encerradas as provas "dos mais novos".   Santiago Guerreiro, em Husqvarna TC 50, venceu os Iniciados TT1; Lucas Martins, em KTM 65, venceu a classe Iniciados TT2, Vicente Caeiro, em Yamaha 85, venceu a classe TT3; e Martin Caetano, em Yamaha YZ125, venceu nos TT4.  Entre estes resultados, de referir que o jovem Vicente Caeiro somou à vitória na classe TT3 o terceiro lugar da Classe TT2, pois participou em ambas as corridas.  Nos Iniciados Quad, Gabriel Afonso venceu na classe Q2, Carolina Feitinha venceu na classe Q3 e Martim Ribeiro venceu na classe Q4.
 
Enquanto os pequenos pilotos das classes Iniciados iam limpando a lama e lavando as suas motos, era a vez dos Quad "Senior" se fazerem à pista para enfrentar este exigente desafio.  Mostrada a bandeira verde, Luis Fernandes, em Yamaha YZ450, de imediato assumiu a liderança, perseguido por João Vale durante metade da corrida.  Porém, o esforço de recuperação de João Vale durou até  à quinta volta,  quando se atrasou  irremediavelmente, e deixou o piloto da Bit Racing com o caminho um pouco mais facilitado até à vitória final.
 
Joel Martins, da equipa Moto Joel & Rohff Garage, aos comandos de uma Suzuki Ltr450, venceu na Q1-Hobby, sendo mesmo o único piloto desta classe a conseguir dar 9 voltas ao traçado.  Carlos Praça, da equipa Praça Racing Team em Honda TRX400, venceu os Q2-Hobby.
 
Nas sub-classes, Rui Russo, em Yamaha Yfz450, venceu entre os veteranos e Carlos Henriques, da Motomario Racing Team, em Kawasaki Kfx450, venceu nos Juniores.
 
Depois de concluída a corrida dos Quads, foi a vez das motos de duas rodas entrarem em pista para a última corrida do dia. De todas as corridas do fim de semana, esta terá sido a mais dura, e aquela onde as diferenças foram maiores, tendo em conta o número de pilotos presentes.
 
Gustavo Gaudêncio, em Honda CRF250 do Team Offroad Bianchi Prata, venceu com distinção a classe TT1 Federado, deixando o segundo classificado a mais de 7 minutos.  Nelson Cunha, do Team Racing 25 em Pro X, venceu a classe TT2 Federado, mas com a muito magra margem de apenas 1,8 segundos de vantagem sobre Manuel Teixeira, que terminou em segundo.
 
Nos Hobby, Flavio Neves (Pitlane Performance/Tsr/Liquimoly Ibéria) em Yamaha WRF250 venceu a classe TT1 Hobby, e  Ricardo Carvalho em Yamaha YZ450F venceu os TT2 Hobby.
 
Nas sub-classes, Antonio Feliciano da JL Motos Racing  em Yamaha Yz250Lc venceu nos Juniores e Oscar Duarte (TDRV/BDM) em Kawasaki Kx250F venceu na classe Veteranos.
 
As classificações podem ser encontradas no site oficial ou em  https://x-adventure.cronobandeira.com/
 
O Troféu TH Clothes X-Trophy entra agora num longo período de pausa, que se irá prolongar até 5 de outubro, data marcada para o TH Clothes X-Trophy Paradela-Barcelos.
 
O TH Clothes X-Trophy Semideiro-Chamusca foi organizado pela X-Adventure, com o apoio do Município da Chamusca, da Freguesia de Ulme, do Team Rodrigues, da Dias & Rodrigues Unipessoal, Lda.
 
O Troféu TH Clothes X-Trophy é promovido pela X-Adventure, sob a égide da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, e com apoio da TH Clothes, Motévora, Goldspeed, Mundimat, Mundilimpa, e ainda do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com.
Carlos Praça - 1 Q2 Hobby
 
Carolina Feitinha - 1 Q3 Ini
 
Flavio Neves - 1 TT1 Hobby
 
Gabriel Afonso - 1 Q2 Ini
 
Gustavo Gaudencio - 1 - TT1 F
 
Joel Martins - 1 Q1 Hobby
 
Lucas Martins  1 TT2 Ini
 
Luis Fernandes - 1 Q Elite
 
Martin Caetano 1 TT4 Ini
 
Martin Ribeiro - 1 Q4 ini
 
Nelson Cunha - 1 TT2 F
 
Ricardo Carvalho - 1 TT2 Hobby
 
Santiago Guerreiro 1 TT1 Ini
 
Vicente Caeiro - 1 TT3 Ini
 
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 17 de abril de 2025 – 21:22:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...