>
Os pilotos do bp Ultimate Adventure Team concluíram hoje a quinta etapa do Dakar Rally 2026, numa sequência de dois dias particularmente exigentes para os concorrentes que enfrentaram a primeira de duas etapas Maratonas desta que é a mais dura prova de todo-o-terreno do mundo. Com 356 quilómetros cronometrados, o percurso técnico e complexo de hoje incluía sucessivas mudanças de direção e extensas zonas de terreno rochoso, colocando à prova a resistência física dos pilotos e a fiabilidade das máquinas.

Na categoria SSV, Gonçalo Guerreiro terminou a etapa na 7ª posição, depois de no dia anterior ter enfrentado diversos contratempos. A prestação consistente e uma recuperação eficaz, permitiu ao piloto oficial Polaris recuperar posições na classificação geral perdidas na véspera e ocupar agora o 6º lugar.

Também Martim Ventura enfrentou nesta etapa maratona uma situação bastante complicada. Depois de ontem ter sido forçado a parar já perto do final da quarta especial devido a um problema mecânico, situação que o impediu de manter as posições de destaque conquistadas nas etapas anteriores, o jovem piloto do bp Ultimate Adventure Team conseguiu hoje averbar o 6º lugar entre os concorrentes da categoria Rally2.
A etapa de amanhã, a sexta e mais longa desta que é a 48ª edição do Dakar Rally, com 331 km cronometrados e 589 de ligação será disputada entre Hail a Riad. O percurso desenvolve-se sobretudo na região de Qassim com dunas separadas por vezes de vales. Um setor seletivo todo efetuado em areia.