18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

McDonald’s Barcelos City Race - 320 atletas pelas ruas da cidade na manhã do último domingo

 

Barcelos recebeu no passado domingo a primeira prova do Circuito Portugal City Race de Orientação, competição que decorrerá ao longo do ano em várias cidades do país.

 

E a estreia não poderia correr da melhor forma. Antes da partida houve uma aula de zumba com a colaboração do Maximo Gym que serviu de aquecimento. Numa manhã de domingo com as condições atmosféricas a brindar os participantes com tempo magnífico, foram cerca de 320 os atletas que se juntaram na Av. da Liberdade para uma partida em massa.

 

Ao contrário do habitual na modalidade de Orientação, desta vez a partida foi simultânea para todos os atletas, fazendo com que cada um tivesse um mapa personalizado. E a imagem conseguida com esta partida foi digna de ser vista com tantos atletas, de mapa na mão, a procurar as melhores opções de trajeto entre os pontos que marcavam o percurso.

 

O mapa desenhado não se circunscreveu às principais ruas da cidade e cresceu para os limites, abrangendo as ruas Vila Frescainha São Martinho. Os atletas percorreram ainda o Campus do IPCA.

 

A prova terminou no Parque da Cidade onde estavam colocados os cinco pontos finais do percurso. No Parque da Cidade decorreu também uma Prova de Orientação Adaptada. Os Amigos da Montanha convidaram diversas instituições a participar de forma completamente gratuita nesta atividade destinada a pessoas com deficiência intelectual e 21 atletas responderam ao desafio de forma entusiasta.

 

De realçar também a participação de mais de uma centena de atletas nos três percursos abertos, revelando o interesse crescente da modalidade para o público em geral e dos atletas de formação. Houve ainda um percurso turístico não competitivo para quem gosta de caminhar e conhecer os principais pontos turísticos.

 

Na vertente competitiva do Barcelos City Race, no escalão mais competitivo de seniores masculinos e femininos, foram vencedores, respectivamente, Maikel Rodriguez, do Clube Aromon, da Galiza, e Tânia Costa, do Clube de Orientação do Minho. O pódio masculino ficou completo com Eduardo Camilo (individual) e pelo espanhol Gonzalo Fernández (AROMON), nos 2.º e 3.º lugar respetivamente. No setor feminino, Susana Almeida (Natura) subiu ao segundo lugar e Joana Marques (Ori-Estarreja) fechou o pódio.

 

Nos restantes escalões José Dinis (GD4C) e Ana Jorge (Ori-Estarreja) venceram em Juniores. Em Juvenis, dominaram Nadine Silva e João Rodrigues, ambos do GD4C. Joaquim Sousa (COC) e Helena Sousa (OriMarão) venceram em Veteranos I. Em Veteranos II, José Fernandes (.Com) e a espanhola Rosa María Pernes (USC) subiram ao lugar mais alto do pódio. Beatriz Leite (Montepio Geral) e Armando Santos (COALA) saíram vencedores em Veteranos III e Armandino Cramez (Ori-Estarreja) em Veteranos IV.

 

Sandra Marques venceu no Open Curto, Miguel Trindade no Open Médio e Hélder Pinto no Open Longo.

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024 – 13:48:29

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...