19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Salto recorde da estratoesfera foi há 10 anos

Aniversário da missão Red Bull Stratos celebrado com documentário

 
Foi precisamente há 10 anos, no dia 14 de outubro de 2012, que o austríaco Felix Baumgartner surpreendeu o mundo com um arrojado salto a partir da estratosfera. O momento foi acompanhado em direto por mais de 8 milhões de pessoas. A missão Red Bull Stratos, além de ter estabelecido três novos recordes, deixou uma forte marca em diferentes áreas. O feito é agora celebrado com o lançamento do documentário “Space Jump”.
 
Depois de cinco anos de preparação, houve finalmente luz verde na madrugada do dia 14 de outubro de 2012. A partir de uma base localizada no deserto do Novo México, o gigantesco balão de hélio iniciou a ascenção da cápsula onde seguia um único tripulante: Felix Baumgartner. O atleta austríaco foi o eleito para a missão Red Bull Stratos e não é difícil de entender a pertinência dessa escolha, não fosse ele uma lenda viva do BASE Jump – a mais extrema das modalidades do paraquedismo. Quanto atingiu a estratoesfera, a cerca de 40 quilómetros de altitude, a aventura estava longe do fim. Faltava o mais importante: um salto em queda livre que iria desafiar todos os limites.
 
Pela primeira vez na história, um ser humano ultrapassava a velocidade do som em queda livre, atingindo uns impressionantes 1357.6 km/hora. Este foi apenas um dos três recordes mundiais batidos, a que se junta ainda o salto a partir da maior altitude de sempre (38,969.4 metros) e a maior distância vertical em queda livre (36,402,6 metros). Milhões assistiram em direto a este feito, a maioria através da internet, o que resultou num recorde de audiências do YouTube que permanece invicto. Em apenas duas semanas, este número ultrapassou as 100 milhões de visualizações. Hoje já está além da marca das mil milhões de visualizações.
 
Dez anos depois, todos os pormenores da missão Red Bull Stratos são revelados num documentário original que apresenta dados e imagens inéditas: “Space Jump – How Red Bull Stratos Captured the World’s Attention”. Está disponível a partir de hoje na Red Bull TV.
 
Baumgartner, que passou por Portugal em 1999 para fazer um salto na Ponte 25 de abril, em Lisboa, recorda as emoções que viveu há dez anos: “Nós éramos um grupo de pessoas muito ambiciosas e transformámos a nossa visão em realidade. Isso foi o resultado de muitos anos de trabalho árduo. Estou convencido que deixámos um legado, todos nós, porque cada um teve o seu papel para o sucesso da missão. Dez anos depois é altura de celebrar!”
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de março de 2025 – 06:37:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...