>
Está concluído o primeiro dia de competições na Coupe de la Jeunesse, competição dedicada ao escalão Júnior que conta com a participação de 12 países ao longo deste fim-de-semana em Libourne, França.
Entre os participantes está a Selecção Nacional Júnior e hoje esteve em bom plano de evidência especialmente intermédio da tripulação do Shell de 4 sem timoneiro (JM4-) composta por Diogo Almeida, Vítor Camões, João Alpoim e Ricardo Castro que alcançaram a Medalha de Bronze graças a uma ponta final de grande nível que os levou do 5º ao 3º lugar nos últimos momentos da prova.
Em bom plano esteve também também Cláudia Pinto que competiu em Skiff (JW1x) e que, sendo a mais nova em competição (é ainda júnior de primeiro ano) se conseguiu apurar para a Final A onde se classificou na 6ª posição, embora muito perto da remadora holandesa que (tal como ela) trouxe da Regata Internacional Holland Bekker uma vitória.
O Quadriscull (JM4x) nacional com Duarte Meneses, João Raposinho, João Guilherme Gomes e João Paulo Moura começaram o dia com um 4º lugar na sua eliminatória que os remeteu para a Final B onde alcançaram o 3º lugar (9º lugar final).
No Double Scull masculino (JM2x) competiram Tiago Susano e Afonso Costa que na eliminatória entraram muito fortes nos primeiros 1000 metros mas acabaram por pagar esse esforço na fase final da prova caindo para o 4º lugar e com essa posição para a Final B. Ali, o desempenho foi mais equilibrado e a dupla nacional venceu a Final B tendo, inclusivamente, em termos cronométricos registado um tempo que lhes valeria o quarto tempo da Final A. Apesar desses bons indicadores para o registo fica o 7º lugar final.
Finalmente, Eduardo Sousa competiu em Skiff (JM1x) alcançou o 2º lugar na Final B (8º lugar final). Amanhã, a Selecção Nacional Júnior regressa à competição com as mesmas tripulações.