A Seleção Nacional de XV venceu a Bélgica, por 18-12, no Estádio Universitário, em jogo da quarta jornada do torneio Europeu das Nações. Os Lobos procuram arrepiar caminho com vista ao mundial de 2015.
O pontapé de saída foi dado pelo português Pedro Leal, para uma primeira parte atribulada para ambas as equipas. A Bélgica adiantou-se no marcador com um pontapé de penalidade, aos cinco minutos de jogo. Portugal não esperou muito para igualar o marcador também com um pontapé na cobrança do castigo máximo pelo número 10 nacional, Pedro Leal. Aos 10 minutos de jogo, a Bélgica consegue a segunda penalidade, ficando o resultado a 3-6. Foi ao minuto 16 que Gonçalo Foro marcou o primeiro dos dois ensaios do jogo, catapultando a seleção nacional para a liderança. A primeira parte ficou marcada pela exaltação de ânimos das duas seleções, chegando a Bélgica a receber um cartão amarelo, impossibilitando o jogador Mathieu Vershelden de estar em campo durante 10 minutos. Ainda antes do intervalo a seleção belga bateu com êxito mais um pontapé de penalidade e virou o marcador a 8-9.
No intervalo do encontro, a SUPER BOCK entregou à Selecção Nacional Portuguesa, representada por António Aguilar e Tiago Girão, a garrafa SUPER LOBOS que celebra a renovação de parceria entre a Federação Portugesa de Rugby e a Unicer, numa cerimónia simbólica de Compromisso de Valores.
Na segunda parte, Portugal entrou disposto a mudar o rumo do resultado com a vantagem de estar em campo com mais um jogador. A Bélgica deu o pontapé do começo da segunda parte, mas os segundos quarenta minutos foram dominados por Portugal. Gonçalo Foro, a estrela do jogo, marcou o seu segundo ensaio, enquanto que a conversão ficou à responsabilidade de Pedro Leal. A Bélgica ainda cobrou com êxito mais um pontapé de penalidade, mas não foi suficiente para ultrapassar a vantagem lusa. A cinco minutos do final do jogo, o mesmo Pedro Leal marca uma penalidade favorável aos Lobos e garante o resultado final e vitorioso com um 18-12.
Com esta vitória, a seleção nacional consegue o primeiro triunfo no Torneio Europeu das Nações. Portugal encontra-se com a Rússia no próximo dia 9 de Março, em Coimbra, para a quinta jornada da competição.
Declarações:
Gonçalo Foro – Jogador da Selecção Nacional
“Os jogos anteriores foram complicados para nós, só tivemos derrotas. Esta é a nossa primeira vitória no Torneio, espero que isto mude e que ganhemos os próximos jogos para cumprirmos o nosso objectivo que é ir ao Mundial.”
João Correia – Capitão da Selecção Nacional
“Estávamos a perseguir uma vitória, os outros dois jogos não correram nada bem e hoje tínhamos que ganhar, era inevitável. E ganhámos. Acho que temos que melhorar a nossa performance porque temos equipa para mais e melhor. E para a próxima tem que ser melhor ainda.”
Errol Brain – Treinador da Selecção Portuguesa
“Este Torneio conta com seis equipas muito fortes de nível muito elevado. Todas as seleções querem sair vencedoras e lutam muito para atingirem esse objectivo. É uma competição difícil, mas hoje conseguimos um bom resultado. Estou bastante orgulhoso. Foi um jogo duro, mas deixámos tudo em campo.”
Richard McClintock – Treinador da Selecção Belga
“Foi um jogo muito duro. Os jogadores portugueses estavam muito bem preparados. Já encontrámos adversários muito fortes, mas Portugal encontra-se numa forma excecional e foi um jogo muito difícil. Temos que continuar a trabalhar para melhorar os nossos resultados. Os meus parabéns à seleção portuguesa.”