20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Francisca Jorge desafia top 100 WTA nas meias-finais do Oeiras CETO Open

 
- Francisca Jorge e Matilde Jorge alcançam 39.ª final internacional
- Meias-finais de singulares com três das quatro primeiras cabeças de série
 
A número um nacional Francisca Jorge garantiu, esta sexta-feira, um dos quatro bilhetes para as meias-finais do Oeiras CETO Open, torneio que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, até domingo, no Clube Escola de Ténis de Oeiras. Horas depois, a portuguesa de 25 anos, ao lado da irmã Matilde Jorge, carimbou igualmente o acesso à final de pares.
Francisca Jorge (277.ª do ranking WTA) impôs-se pelo segundo dia consecutivo diante da russa Elena Pridankina (178.ª) – na quinta-feira, bateu-a nos quartos de final da variante de pares – ao recuperar três vezes de break abaixo no segundo parcial para festejar com os parciais de 6-2 e 6-4 em 83 minutos.
 
Depois de um primeiro set irrepreensível, a vimaranense de 25 anos viu a possante adversária responder à letra, sempre ao expor um tipo de ténis bastante agressivo em todas as pancadas para fechar o ponto o mais rapidamente possível, e concretizar três das quatro oportunidades criadas.
 
Menos eficaz a portuguesa, mas muito mais perigo criado (12 break points). Foi preciso muita paciência, assertividade, variedade na altura de bola e saber esperar pelo momento certo para puxar o gatilho, predisposição personificada no match point.
 
“Estou muito contente. Fiz um encontro bastante bom desde o início, com boas linhas de jogo. Estava bastante vento, mas fui fiel ao que tinha de fazer e fi-lo com bastante qualidade. Ela no segundo set foi mais agressiva, eu aguentei as primeiras bolas e dei a volta por cima”, destacou na conferência de imprensa de rescaldo.
 
Finalista deste torneio em 2023 (na altura, uma prova ITF W60, este é o segundo ano seguido como W100, a categoria mais importante das provas da Federação Internacional de Ténis), Francisca Jorge garantiu a primeira meia-final desde setembro, nas Caldas da Rainha, e a terceira do palmarés num ITF W100 (o outro duelo desta importância foi perdido na Figueira da Foz, em 2023) diante da mais cotada em competição:
a belga Greet Minnen, 90.ª da tabela WTA e a única top 100 presente em Oeiras.
 
A ex-top 60 foi a responsável pela eliminação de Matilde Jorge na segunda ronda e na jornada desta sexta-feira ultrapassou sem apelo nem agravo a alemã Mona Barthel, 207.ª do ranking e 23.ª em 2013 (detentora de quatro troféus no circuito maior em sete finais), através dos esmagadores parciais de 6-1 e 6-0.
Já no final do dia, Francisca Jorge regressou ao court ao lado da irmã mais nova, Matilde Jorge, e superou a checa Anastasia Detiuc e a norte-americana Quinn Gleason por 6-1 e 6-2.
 
Com a vitória, as irmãs Jorge alcançaram a 39.ª final internacional lado a lado (terceira no Clube Escola de Ténis de Oeiras), quinta da temporada e segunda desta quinzena depois de revalidarem o Oeiras Ladies Open, o troféu mais importante do palmarés (WTA 125), o 21.º êxito em conjunto.
 
As campeãs em título vão à procura de repetir a dobradinha em Oeiras, tal como na época passada, e para isso terão de ultrapassar as recém-campeãs do WTA 250 de Rouen: a sérvia Aleksandra Krunic (78.ª, ex-top 40 tanto de singulares como de pares) e a americana Sabrina Santamaria. Krunic e Santamaria bateram as georgianas Ekaterine Gorgodze e Oksana Kalashnikova com os parciais de 6-3 e 6-4.
 
A jornada luxuosa de sábado abre com Francisca Jorge a procurar a maior final do currículo diante de Greet Minnen às 11h30 e a decisão de pares será nunca antes das 15 horas. Pelo meio, a segunda semifinal vai opor as duas mais cotadas da parte inferior do quadro: Yue Yuan, segunda pré-designada e 103.ª WTA, contra Darja Semenistaja, quarta favorita ao título fruto do posto 133 da hierarquia.
 
A número três chinesa, ex-36.ª em 2024 após vencer o WTA 250 de Austin e ter chegado aos quartos de final em Indian Wells, conseguiu a primeira meia-final de 2025 e para tal só precisou de ceder oito jogos em três triunfos. No último, passou pela austríaca Sinja Kraus (167.ª), oitava cabeça de série, com os parciais de 6-1 e 6-3.
 
Já Semenistaja, segunda melhor tenista da Letónia, também não perdeu qualquer set e esta sexta-feira suplantou a americana Louisa Chirico (151.ª atual, antiga top 60 WTA e quinta pré-designada no CETO) por 6-4 e 7-5. A esquerdina de 22 anos somou o oitavo sucesso consecutivo a competir individualmente – já este mês, em Espanha, levantou o segundo título WTA 125 da galeria pessoal.
 
Press Officers: Gaspar Ribeiro Lança e Steve Grácio 
Fotos: Beatriz Ruivo/FPT
 

Periodicidade Semanal

sexta-feira, 1 de maio de 2026

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...