19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Competições Europeias de Voleibol

A equipa de seniores masculinos do Sport Lisboa e Benfica defronta esta quarta-feira (19h00), no Pavilhão N.º 2 do Complexo do Estádio da Luz, os italianos do Trentino Itas, campeões europeus em título, nos oitavos-de-final da Taça CEV.
O jogo será arbitrado por Gloria Souto (Espanha) e Marko Oravainen (Finlândia). O português Pedro Pinto será o árbitro de reserva. Ver mais informações AQUI
 
O clube transalpino foi campeão mundial por 5 vezes (2009, 2010, 2011, 2012 e 2018), campeão europeu em 4 ocasiões (2008/2009, 2009/2010, 2010/2011 e 2023/2024), tendo vencido ainda uma Taça CEV em 2019.
A segunda mão da eliminatória está agendada para o dia 19 de Dezembro (19h00 locais), em Cagliari.
 
No ano passado, o SL Benfica participou pela quarta vez na Liga dos Campeões, tendo sido 12.º classificado, depois de ter terminado em 4.º lugar na Pool C da Fase de grupos.
A melhor classificação registou-se em 2022, o 9.º/12.º lugar na classificação final, após terminar em terceiro no seu grupo.
Os melhores registos dos encarnados da Luz nas competições internacionais datam de 2015 e 2016, respectivamente com a conquista da medalha de prata e da medalha de bronze, ambas na Challenge Cup.
*Em 2019/20 não houve campeões nacionais
 
Nos oitavos-de-final da Challenge Cup, o Sporting Clube de Portugal vai defrontar os finlandeses do Akaa Volley.
O primeiro jogo será disputado em casa dos nórdicos, no dia 5 de Dezembro (18h30 locais), e contará com a arbitragem de Toni Ivkovic (Croácia) e Ellen Mari Burheim (Noruega). 
 
A 2.ª mão está agendada para o dia 19 de Dezembro (19h30), no Pavilhão João Rocha.
 
Nos 16 avos-de-final, os leões de Alvalade, actuais líderes da Liga Una Seguros, vencedores da Supertaça 2024 e da II Taça Ibérica, afastaram os checos do Kladno Volejbal cz – equipa do distribuidor José Neves – vencendo em Lisboa por 3-0 (25-20, 25-21 e 25-15) e seguidamente em Kladno por 3-2 (25-21, 18-25, 25-18, 26-28 e 15-9).
Em 2019, a formação leonina classificou-se no 3.º lugar na Challenge Cup, tendo ainda registado na competição um 5.º lugar (2023), e dois 9.º lugares (2021 e 2022) nos últimos anos.
Femininos
 
A equipa de seniores femininos do Futebol Clube do Porto conquistou na semana passada a sua primeira vitória na principal competição europeia de clubes ao triunfar pela vantagem máxima (3-0: 25-20, 25-18 e 25-18) sobre as campeãs eslovenas do Calcit Kamnik, em jogo da 3.ª jornada da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões.
Jogadora Mais Valiosa do Jogo (MVP), a brasileira Victória Alves foi a melhor pontuadora do jogo, com 16 pontos, mais três do que a eslovena Masa Pucelj. Ver estatística aqui
No outro jogo do grupo, o VakifBank venceu o Volley Milano pela margem máxima (3-0: 25-19, 25-18 e 25-17) e assumiu a liderança isolada do grupo.
O VakifBank é o próximo adversário do FC Porto, estando o encontro agendado para o dia 10 de Dezembro, na Turquia.
 
Esta era verdadeiramente a primeira grande oportunidade das azuis e brancas conseguirem um histórico triunfo na principal competição europeia de clubes, e as jogadoras de Miguel Coelho não a desperdiçaram.
A Pool C da Liga dos Campeões tem como favoritas as inacessíveis equipas do Volley Milano, de Itália, e do VakifBank, da Turquia, com quem as campeãs portuguesas somaram derrotas naturais nas jornadas anteriores.
Vice-campeão da temporada passada, vencedor da Taça CEV (2020/21) e da Challenge Cup (2018/19), disputando ambas com o nome de Saugella Team Monza, o agora Allianz ou Numia Vero Volley Milano disputa pela quarta vez consecutiva a principal competição de clubes, tendo sido sempre eliminado da prova pelos eventuais campeões.
Nas transalpinas, o destaque vai para jogadoras como as internacionais italianas Paola Egonu e Myriam Sylla.
O VakifBank Istanbul, antiga equipa de Egonu, conquistou o troféu de campeão europeu seis vezes nas últimas 13 temporadas e tem um registo histórico positivo no confronto directo com o Vero Volley Milano, tendo vencido cinco das seis partidas disputadas nas três épocas anteriores na principal competição europeia.
As azuis e brancas chegaram à fase de grupos depois de eliminarem as campeãs espanholas do Hidramar Gran Canaria na 3.ª Ronda da Liga dos Campeões, com vitórias por 3-0 (casa) e 3-2 (fora).
O Voleibol feminino voltou assim a ter uma equipa lusitana na Champions League 19 anos depois. O Sporting Clube de Espinho foi o primeiro a disputar a Taça dos Campeões Europeus, em 1960/1961 – seguido do CDUL e do SL Benfica, que foi o primeiro a atingir os quartos-de-final (1968, 1970 e 1973) –, e o Clube Académico da Trofa foi a primeira equipa portuguesa de seniores femininos a disputar a actual Liga dos Campeões, em 2005/2006, tendo sido 6.º classificado na Pool A da fase de grupos.
 
Na Challenge Cup – femininos, o Sport Lisboa e Benfica rubricou, igualmente na semana passada, uma das exibições mais seguras desta época e (con)venceu pela margem máxima (3-0: 25-20, 25-19 e 27-25), na capital grega, o Athens ASP Thetis na primeira mão dos oitavos-de-final.
A norte-americana Kyra Holt e a internacional portuguesa Alice Clemente foram as benfiquistas que mais pontuaram, com 17 e 11 pontos, respectivamente, enquanto a alemã Rica Maase, com 14, foi a jogadora mais concretizadora da equipa helénica. 
 
O segundo jogo está agendado para o dia 11 de Dezembro (20h00), em Lisboa, e para ultrapassar as gregas a equipa portuguesa precisa apenas de vencer dois sets.
Se atingir os quartos-de-final, a formação encarnada defrontará as vencedoras da eliminatória entre as finlandesas do LP Kangasala e as italianas do Reale Mutua Fenera Chieri’76, clube que venceu a competição em 2022/2023.
As águias da Luz, que ergueram este ano a sua primeira Supertaça, estão a rubricar com êxito o regresso, após 34 anos de interregno, da equipa de seniores femininos do SL Benfica às competições europeias.
 
Clubes estrangeiros com portugueses
 
Os polacos do Aluron Warta Zawiercie, de Miguel Tavares Rodrigues, defendem amanhã o 1.º lugar na Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões ao visitarem os italianos do Allianz Milano, que tal como os polacos ainda não sofreram qualquer derrota na Champions.
 
Os franceses do Saint-Nazaire VB Atlantique, de Lourenço Martins, visitam os checos do Jihostroj Ceské Budejovice na quarta-feira, em jogo da Pool D da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões.
 
Os alemães do Helios Grizzlys Giesen (Alemanha), de Miguel Sinfrónio, recebem amanhã os italianos do Mint Vero Volley Monza, líderes isolados da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões.
 
Os neerlandeses do Nova Technology Lycurgus BV, de Nuno Marques, recebem depois de amanhã os romenos do Dinamo Bucuresti, nos oitavos-de-final da Challenge Cup.
 
Árbitros portugueses em acção nas competições internacionais
 
Pedro Pinto
Árbitro de reserva no SL Benfica x Trentino Itas (Itália), dos oitavos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 4 de Dezembro.
Eczacibasi Dynavit Istanbul (Turquia) x SSC Palmberg Schwern (Alemanha), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 10 de Dezembro.
Greenyard Maaseik (Bélgica) x PGE Projekt Warszawa (Polónia), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 15 de Janeiro de 2025.
Saint-Nazaire VB Atlantique (França) x Jihostroj Ceské Budejovice (Chéquia), da Pool D da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 29 de Janeiro de 2025.
 
Ricardo Ferreira
Levallois Paris Saint Cloud (França) x Tent Obrenovac (Sérvia), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 10 de Dezembro.
Allianz Milano (Itália) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria), da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 18 de Dezembro.
Stars Doetinchem (Países Baixos) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria), da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 23 de Dezembro.
 
Vítor Gonçalves
Chaumont VB 52 (França) x SVG Luneburg (Alemanha), da Pool E da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 16 de Janeiro de 2025.
A. Carraro Imoco Conegliano (Itália) x Developres Rzeszów (Polónia), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 22 de Janeiro de 2025.
 
Nuno Maia
VfB Friedrichshafen (Alemanha) x Mladost Zagreb (Croácia), da 2.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 20 de Novembro.
 
Raquel Portela
Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha) x Avarca de Menorca (Espanha), dos oitavos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 10 de Dezembro.
 
Nuno Teixeira
Asseco Resovia Rzeszow (Polónia) x VK Lvi Praha (Chéquia), dos oitavos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 4 de Dezembro.
 
 

Periodicidade Diária

domingo, 19 de janeiro de 2025 – 13:06:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...