20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Tudo a postos para o GP de Enduro de Portugal que se disputa em Torres Vedras

É já nos próximos dias 17, 18 e 19 de Maio que a cidade de Torres Vedras vai ser o palco de um dos maiores eventos desportivos que este ano se realizam em Portugal. À Região do Oeste começa a partir de hoje a afluir a elite mundial do Enduro para a jornada portuguesa do Mundial, cuja organização está a cargo do Clube Ecomotor.
 
São muitos os Campeões do Mundo que vão estar presentes numa prova preparada até ao mais ínfimo detalhe e que na sua estreia em Torres Vedras, no ano passado, foi altamente elogiada por todos os que nela participaram.
 
Após a terceira jornada disputada no passado fim-de-semana em Espanha as classificações do mundial estão escalonadas da seguinte forma:
 
A Classe E1 é liderada pelo francês Antoine Meo (KTM) com cinco triunfos em seis pontuações seguido dos finlandeses Juha Salminen e Matti Seistola ambos pilotos oficiais da Husqvarna.
 
Na Classe E2 os triunfos têm sido mais repartidos e a liderança pertence ao italiano Alex Salvini da Honda que já venceu por três vezes contra duas vitórias alcançadas pelo espanhol Ivan Cervantes da KTM que dominou por completo a prova espanhola. O atual campeão Pierre-Alexandre Renet, da Husaberg, ocupa a 3ª posição, registando um triunfo na etapa inaugural. Esta classe E1 conta ainda com dois antigos campeões, o francês Johnny Aubert (KTM) e o inglês David Knight.
 
Na Classe E3 há bons motivos para prender a atenção dos portugueses já que Luís Correia, piloto oficial da Beta ocupa o 4º lugar sendo uma das grandes revelações desta temporada. Na frente está o Campeão do Mundo 2012, Christophe Nambotin que já soma quatro triunfos em 2013. Com um triunfo cada estão o sueco Joakim Ljunggren e os estóino Aigar Leok.  
 
Entre as senhoras, cujo campeonato apenas começou no passado fim-de-semana, a campeã do Mundo Laya Sanz chega a Portugal com um duplo triunfo na prova disputada no país vizinho.
 
Portugueses presentes
 
Entre os pilotos portugueses e para além do já bem referenciado Luís Correia, de salientar a presença de outros dois pilotos lusos que disputam o mundial da modalidade - Luís Oliveira (Yamaha) que ocupa a sexta posição na Classe Junior e Henrique Nogueira (TM), a quem pertence o 7º posto na Youth Cup. A estes juntam-se em Torres Vedras o consagrado Hélder Rodrigues, naturalmente aos comandos de uma Honda e ainda Fábio Pereira (Yamaha), Gonçalo Reis (KTM) e Bruno Santos (Kawasaki).
 
Super Especial noturna a abrir o programa
 
O programa desportivo deste GP Portugal começa na noite de sexta-feira com uma especial noturna que promete ser um espetáculo muito interessante para o público. Tal como no ano passado esta especial vai ter lugar junto ao Paddock que fica instalado no Parque Regional de Exposições (Expotorres)
Nos dois dias seguintes a competição desenrola-se de forma ininterrupta ao longo de oito horas, com as hostilidades a começarem às nove da manhã, ao longo de um percurso com 35 quilómetros de extensão, que será percorrido por quatro vezes.
 
Novas especiais e zonas espetáculo ainda mais acessíveis
 
Tal como no ano passado a prova montada pelo Clube Ecomotor será muito acessível aos espectadores que terão parques de estacionamento próximo das várias especiais.
 
Num traçado 60% diferente do da edição de 2012, a Extreme Test repete a mesma localização do ano passado, mantendo-se toda ela num percurso de 1200 metros absolutamente natural.
 
Com um início junto ao Ecoparque e a apenas 200 metros da Extreme Test, a especial de Enduro Test estende-se por montes e vales até à povoação da Orjariça. Com 5.300 metros de extensão conta com declives acentuados e várias subidas e descidas num terreno misto de terra e pedra.
 
Alteração profunda sofreu também a especial de Cross Test que, sendo a última especial de cada ronda, passou a estar localizada a 100 metros do Padock. Conta com grandes saltos tanto a subir como a descer e muito serpenteado ao longo dos seus 4.000 metros de extensão. Além da excelente localização para o público conta ainda com uma magnífica visibilidade
 

Periodicidade Semanal

quinta-feira, 23 de abril de 2026

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...