Os espanhóis Luis Mas (Burgos-BH) e Raul Alarcón (Louletano-Dunas Douradas) destacaram-se do pelotão na segunda etapa do Grande Prémio Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria, com o corredor da equipa castelhana a conquistar a tirada de 138 quilómetros, que ligou São João da Madeira a Montemor-o-Velho. O compatriota assumiu o comando da geral individual. Rafael Reis (Seleção Nacional/Liberty Seguros) continua na dianteira da classificação da juventude.
A etapa foi disputada a alta velocidade, tendo o vencedor, Luis Mas, cumprido a ligação em 3h03m55s, à média de 45,030 km/h. Raul Alarcón foi o segundo, com o mesmo tempo. Sérgio Ribeiro (Louletano-Dunas Douradas) destacou-se dois segundos do pelotão e cortou o risco no terceiro lugar, a 59 segundos da dupla de fugitivos.
A escapada que viria a decidir a etapa começou a escrever-se logo nos quilómetros iniciais. Primeiro saíram quatro homens do pelotão, mais tarde formou-se um grupo perseguidor de dez unidades, mas com pouco mais de 14 quilómetros percorridos já seguiam os 14 ciclistas em cabeça de corrida. Luis Mas e Raul Alarcón atacaram pouco antes da passagem pela Figueira da Foz, a pouco mais de 20 quilómetros da chegada, e conseguiram levar a iniciativa até à meta. Os restantes aventureiros acabaram por ser absorvidos.
Os resultados da ligação de 138 quilómetros revolucionaram completamente a classificação geral individual. Raul Alarcón vestiu a camisola amarela, dispondo de uma vantagem de 5 segundos sobre Luis Mas. O terceiro é Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), a 28 segundos. Raul Alarcón é também o líder da montanha e foi decisivo para que o Louletano-Dunas Douradas assumisse o lugar de melhor equipa. Luis Mas encima a classificação por pontos e o colega de equipa Pablo Torres é o primeiro nas metas volantes.
Rafael Reis (Seleção Nacional/Liberty Seguros), 11.º na etapa, a 1m01s do vencedor, voltou a ser o melhor sub-23, pelo que manteve a liderança da classificação da juventude. O segundo melhor jovem é outro corredor da equipa nacional, António Barbio, com o mesmo tempo do colega de equipa. O terceiro é Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), a 13 segundos.
Amanhã corre-se a terceira etapa da competição, 131 quilómetros, com partida e chegada no Parque da Cidade de Vale de Cambra. A partida vai ser dada às 12h30, estimando-se que o final da tirada aconteça cerca das 15h50.