Decorreu em Pampilhosa da Serra, a etapa de downhill mais importante do panorama nacional 2012. A pequena vila serrana pertencente ao distrito de Coimbra acolheu aproximadamente 150 atletas à conquista das tão desejadas camisolas de Campeões Nacionais e o bom nível actual da modalidade foi demonstrado ao longo de três dias de prova. O traçado delineado para tão importante etapa esteve mais uma vez à responsabilidade do Bike Clube de Coimbra que com algumas alterações o tornou mais rápido, extenso e competitivo. Infelizmente e muito devido ao tipo de piso, veio a ficar bastante degradado e por vezes perigoso devido ao muito pó e pedras.
Patrick Talas viria mesmo a ser uma das “vítimas” desta pista, sendo evacuado de imediato para o HUC, fruto de uma queda aparatosa ainda na manga de qualificação. Azar para o jovem madeirense que se viu assim afastado de um bom resultado na categoria Júnior. Destaque ainda para outro jovem insular – Pedro Silva – que conseguiu ser 7º classificado na mesma classe.
Já o mais velho dos irmãos Pombo, além da responsabilidade de toda a logística e mecânica da equipa Liberty Seguros/Specialized conseguiu demonstrar mais um grande desempenho. Daniel na manga de qualificação foi 5º, conseguindo melhorar a sua prestação na derradeira manga – 4º classificado categoria Elite/Geral.
Emanuel apresenta-se em Pampilhosa da Serra com vontade de voltar a conquistar a “sua” camisola, perdida na época transacta por escassas milésimas. Depois de ontem os treinos terem decorrido de uma forma pacífica, hoje na manga de qualificação o atleta Cetelem imprimiu um bom ritmo terminando na terceira posição. Antevia-se assim um grande final, havendo mesmo pequenas apostas por parte do público e pilotos presentes no paddock.
Com uma descida final perfeita, Emanuel Pombo garantiu assim a tão merecida camisola e o título de Campeão Nacional de Downhill 2012. "Foi uma prova de muita emoção! Preparei-me arduamente para este Campeonato Nacional, tanto a nível físico como psicológico tendo um único objectivo para esta prova, que seria ganhar a ambicionada camisola! Felizmente consegui e ainda nos sagramos Tri-Campeões Nacionais de Downhill Equipas. Queria dedicar este título em primeiro lugar ao meu colega de equipa Patrick que se lesionou durante a manga de qualificação e por fim aos meus patrocinadores, em especial a Liberty Seguros, Specialized e Cetelem, a equipa, treinador, mecânico, família, amigos e a todos os meus fãs! É a sexta camisola que conquisto no Downhill e soube-me tão bem ou melhor que a primeira! Um grande obrigado a todos pelo vosso apoio que sem duvida foi e é importante para o meu sucesso!"