Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) ganhou ontem a primeira etapa da Volta a Portugal de Cadetes, impondo-se ao sprint no final da viagem de 73,5 quilómetros, com início e final em Fafe. A vitória garantiu-lhe a camisola amarela.
O corredor da equipa penafidelense cortou a meta com 1h51m12s, tendo pedalado à média de 39,658 km/h. O segundo classificado foi André Carvalho (EC Carlos Carvalho) e o terceiro foi António Rocha (Liberty Seguros/Feira/Specialized).
Na luta pelo triunfo final na Volta a Portugal de Cadetes tudo permanece em aberto. Como não há bonificações, a geral individual replica a ordem de chegada, havendo oito corredores com o mesmo tempo do líder e dez com uma diferença inferior a um minuto.
A classificação colectiva é comandada pela Liberty Seguros/Feira/Specialized. Francisco Campos acumula a geral individual com a classificação por pontos, Devon Rocha (EC Fernando Carvalho/CDC Navais) é o melhor trepador, Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Autoribeiro) está na liderança das metas volantes e André Carvalho é o portador da camisola para o mais bem classificado dos filiados na AC Minho.
Hoje corre-se a segunda etapa, 74,5 quilómetros com partida e chegada em Vila Nova de Famalicão, na Avenida de França. A tirada arranca às 15h00 e o desfecho está previsto para pouco antes das 17h00.