Rafael Reis, sexto classificado, foi o melhor elemento da Selecção Nacional/Liberty Seguros no prólogo da Volta a Portugal, 2,2 quilómetros, ontem percorridos em Castelo Branco, com vitória do sul-africano Reinardt van Rensburg (MTN-Qhubeka).
O jovem sub-23 natural de Palmela, estreante na Volta a Portugal, concluiu o exercício individual em 2m53s, apenas a 5 segundos do vencedor. Com este resultado, Rafael Reis foi o terceiro melhor português no arranque da prova-rainha do ciclismo nacional.
"Foi um desempenho muito bom, tendo em conta que o Rafael é apenas sub-23 de segundo ano e vem de uma série de lesões. Considero um resultado importante, pois este corredor foi dos melhores contra-relogistas do mundo, enquanto júnior, e a Volta a Portugal pode ser o momento para, depois dos problemas físicos de que padeceu, se reencontrar e dar mostras do muito que pode fazer na carreira futura", afirma o seleccionador nacional, José Poeira.
O objectivo de estar na discussão das etapas começou a ser cumprido com sucesso no prólogo, através do bom registo de Rafael Reis. Hoje, na primeira etapa em linha, 200,8 quilómetros, entre Termas de Monfortinho e Oliveira do Hospital, a Selecção Nacional/Liberty Seguros vai enfrentar outras dificuldades.
"Temos um colectivo jovem. A maior parte destes corredores nunca fez uma etapa tão longa e com este nível de exigência. Sendo a evolução dos ciclistas a meta principal, o importante é que cheguem ao final da tirada o melhor possível. E se não fizeram top 10 podem ficar em 11.º, que também é bom", brinca José Poeira.
Classificação – Prólogo e Geral Individual
1.º Reinardt van Rensbourg (MTN-Qhubeka), 2m48s (Média: 47,143 km/h)
2.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), mt
3.º José Gonçalves (Onda-Boavista), a 2s
6.º Rafael Reis (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 5s
45.º Pedro Paulinho (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 13s
50.º André Mourato (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
91.º Ricardo Ferreira (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 16s
105.º António Carvalho (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 17s
122.º Rui Vinhas (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 19s
129.º Bruno Saraiva (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 21s
137.º Rafael Silva (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 23s
144.º Micael Isidoro (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 25s