20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Convocatória para o Campeonato do Mundo de Estrada - Selecção Nacional/Liberty Seguros na Holanda para discutir a corrida

A Selecção Nacional/Liberty Seguros participa, no dia 23 de Setembro, na prova de fundo do Campeonato do Mundo de Estrada, que vai realizar-se nos arredores de Maastricht, na província holandesa de Limburgo, com o objectivo de discutir as primeiras posições da corrida.
 
“Sabemos que o Campeonato do Mundo é a meta de alguns dos melhores corredores do pelotão internacional e de grande parte das selecções mais fortes. Partimos com a desvantagem de só podermos alinhar com quatro elementos, enquanto alguns blocos terão nove homens. No entanto, não entramos derrotados. Tendo em conta o percurso da corrida e o perfil dos nossos ciclistas, temos legítimas aspirações de lutar pelos lugares cimeiros”, afirma o seleccionador nacional, José Poeira.
 
O técnico pré-seleccionou seis corredores para o Mundial de 2012: Rui Costa (Movistar), André Cardoso e Manuel Cardoso (Caja Rural), Bruno Pires e Sérgio Paulinho (Saxo Bank-Tinkoff) e Tiago Machado (RadioShack-Nissan). Os quatro ciclistas que vão participar na competição serão conhecidos depois de terminada a Volta a Espanha. A corrida de fundo para os ciclistas de elite terá 261 quilómetros. A partida será dada em Maastricht, o pelotão percorre 100 quilómetros com sete “muros” e entra no circuito de 16,1 quilómetros, ao qual irá completar dez voltas, em redor de Valkenburg. Este circuito inclui dois muros, um dos quais, a cerca de dois quilómetros da chegada é o mítico Cauberg, local sempre importante na definição dos vencedores da clássica Amstel Gold Race.
 
No mesmo dia também vai disputar-se o Campeonato do Mundo de Juniores, em que a Selecção Nacional/Liberty Seguros vai alinhar com Francisco Valinho (CC José Maria Nicolau), Luís Gomes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Rúben Guerreiro (Alcobaça CC/Crédito Agrícola). “Qualquer um dos três deu boas indicações na recente Volta a Portugal de Juniores, embora lhes falte experiência de competição ao mais alto nível mundial. Assim, tentaremos dar o melhor, assumindo uma postura ambiciosa, mas sem nos comprometermos com uma meta concreta”, explica José Poeira.
 
A prova de fundo para juniores será toda disputada no circuito de 16,1 quilómetros, antes de ali entrarem os ciclistas de elite. Os jovens irão dar oito voltas ao traçado, somando 128,8 quilómetros.
 
Os sub-23 não conseguiram pontos suficientes para se apurarem para o Campeonato do Mundo, motivo pelo qual a representação portuguesa irá cingir-se à elite e aos juniores.
 
Tendo em conta critérios técnicos e desportivos, porque, tanto em juniores como em elite, será feita uma forte aposta nas corridas de fundo, decidiu-se não participar nos contra-relógios.
 

Periodicidade Semestral

sábado, 8 de novembro de 2025 – 06:25:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...