18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal completa brilharete e sobe de divisão na Billie Jean King Cup by Gainbridge

 
- Vitória contra a Geórgia conseguida nos singulares
- Regresso ao Grupo I pela primeira vez desde 2018
 
A seleção nacional feminina assegurou, este sábado, a promoção para o Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge ao assinar a quinta vitória da semana nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras. A equipa da Grécia ficou com a outra vaga de apuramento no torneio que a Federação Portuguesa de Ténis organizou entre os dias 10 e 15 de abril.
 
Superadas as congéneres de Israel (3-0), Malta (2-1), Bósnia-Herzegovina (2-1) e Grécia (2-1) para conquistar o primeiro lugar na Pool A, a seleção de Portugal resolveu o confronto contra a Geórgia nos encontros de singulares (2-0) para garantir a subida de divisão em 2024.
O triunfo da seleção nacional feminina começou a ser desenhado por Inês Murta. A algarvia (685.ª classificada no ranking WTA) já tinha disputado três encontros de singulares na fase de grupos — venceu os dois primeiros — e no regresso às opções da capitã, Neuza Silva, assinou uma exibição autoritária para derrotar Sofia Shapatava (494.ª) por 6-3 e 7-6(5).
Com Portugal na frente, a número um nacional, Francisca Jorge (314.ª), ficou com a possibilidade de selar o apuramento e esteve à altura do desafio.
 
No quinto encontro de singulares (e nono da semana, pois jogou e venceu quatro de pares com a irmã Matilde Jorge), a vimaranense de 22 anos derrotou Ekaterine Gorgodze (295.ª) pelos parciais de 7-5 e 6-3 para conquistar o segundo e último ponto.
 
Em desvantagem por 3-5 na primeira partida, Francisca Jorge ‘mudou o chip’ e, com um ténis mais profundo e variado, começou a criar dificuldades à número um da Geórgia.
A inversão no rumo dos acontecimentos foi tal que a melhor tenista portuguesa da atualidade venceu nove dos 10 jogos seguintes até que, já na reta final do duelo (7-5 e 5-1), acusou a pressão na primeira oportunidade de fechar o encontro e precisou de servir uma segunda vez para selar o apuramento português.
 
“Foi uma semana perfeita em que vencemos cinco grandes equipas. Tivemos alguns momentos de aperto, mas conseguimos sempre dar a volta. Hoje enfrentámos uma equipa da Geórgia bastante perigosa e vencemos sem perder sets, o que mostra o quanto esta equipa cresceu ao longo dos últimos dias. Acabámos com o público a puxar por nós, como tínhamos pedido, e a jogar muito bem”, afirmou a capitã, Neuza Silva, na conferência de imprensa final.
 
Inês Murta, que é a mais velha da equipa ainda que somente tenha 25 anos, falou da “experiência incrível” em representar Portugal e não teve dúvidas em realçar que a seleção nacional feminina “é a que puxa mais pela equipa” em relação às restantes congéneres e que “a amizade faz a diferença”. “Esta semana vai dar-me ainda mais motivação e confiança neste que está a ser um dos melhores começos de temporada que já tive”.
 
Francisca Jorge, que foi responsável por oito vitórias (quatro em singulares, quatro em pares), destacou “a união que cresceu de dia para dia” e, emocionada, descreveu a campanha lusa como “uma semana completamente perfeita.”
 
No fecho da semana, Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, expressou a satisfação por ter celebrado o apuramento de Portugal para o Grupo I: “Estou muito contente porque conseguimos ganhar todos os confrontos que jogámos e conseguimos a promoção. Como sabem, o nosso grande objetivo era a manutenção, mas esta semana acabou por ser uma aposta ganha. Acredito muito nestas atletas e se virem os meus discursos dos últimos anos tenho afirmado que vamos apostar muito no ténis feminino porque as jogadoras são muito novas e ainda nos vão dar muitas alegrias.”
Como nota final, o dirigente prometeu uma candidatura portuguesa à organização do Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge no próximo ano.
 
Concluída a semana de Billie Jean King Cup by Gainbridge, o Complexo de Ténis do Jamor já está a mudar de pele para acolher, entre os dias 16 e 23 de abril, o Oeiras Open combinado: um ATP Challenger 125 e um ITF feminino de 100.000 dólares.
 
Fotos: Sara Falcão/Federação Portuguesa de Ténis
 

Periodicidade Diária

domingo, 5 de maio de 2024 – 11:21:20

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...