18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Pedro Sousa elimina top 100 e chega aos quartos de final do Oeiras Open 125

 
- Irmãs Jorge nas meias-finais do Oeiras Ladies Open
- Eugenie Bouchard eliminada na segunda ronda
O português Pedro Sousa apurou-se, na tarde desta quinta-feira, para os quartos de final do Oeiras Open 125. Este torneio do ATP Challenger Tour é organizado pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras entre os dias 16 e 23 de abril e acontece ao mesmo tempo que um ITF feminino de 100.000 dólares no qual as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge avançaram para as meias-finais de pares.
 
A poucas semanas de colocar um ponto final na carreira de tenista profissional, o lisboeta de 34 anos aplicou os parciais de 7-5 e 7-6(3) ao francês Alexandre Muller (97.º), que no Complexo de Ténis do Jamor defendia o estatuto de segundo cabeça de série.
 
A vitória desta quinta-feira foi a 16.ª da carreira para Sousa frente a um adversário do top 100 mundial. E a exibição do português, que também já fez parte desse grupo, esteve à altura da ocasião, com o Court Central do Jamor a servir de palco a um 'festival de winners' que arrancou muitos aplausos das bancadas ao longo dos 108 minutos de braço de ferro.
 
“Com a exceção dos dois jogos em que servi para fechar o encontro, nos quais acelerei muito o jogo e ele teve mérito por meter muitas bolas dentro, acho que foi um grande encontro. Hoje as condições estavam muito diferentes, mais frio, e isso nota-se na velocidade da bola e do campo e deixa-me mais confortável. Sabia que ele vinha da melhor semana da carreira e que teria de fazer um grande jogo e foi isso que fiz, por isso estou contente", revelou na conferência de imprensa.
 
Foi nessa mesma conversa com os jornalistas que Pedro Sousa foi questionado sobre as suas hipóteses de erguer o título, uma conversa que preferiu adiar: “Não sou burro. Estar a querer discutir títulos desta dimensão com jogadores que estão muito mais rodados e com muito mais consistência a este nível do que eu seria falta de noção da minha parte. Sei que posso ganhar a qualquer um aqui, mas ter a consistência para o fazer cinco vezes numa semana é mais complicado e não vale a pena estar a pensar nisso quando ainda vamos nos quartos de final."
 
Nos quartos de final, o ex-número 99 ATP vai encontrar Steven Diez. O canadiano ocupa a 269.ª posição no ranking, foi o responsável pelo afastamento de João Sousa na eliminatória inaugural e esta quinta-feira voltou a vencer em dois sets ao aplicar os parciais de 7-6(2) e 6-1 ao jovem francês Evan Furness (216.º).
Na metade oposta do quadro caiu outro francês que era um dos grandes favoritos: Adrian Mannarino, o primeiro cabeça de série fruto do 46.º lugar no ranking mundial, começou bem, mas não teve argumentos para segurar a vantagem e viu o belga Kimmer Coppejans (189.º que afastou Jaime Faria na primeira ronda) fugir com a recuperação por 4-6, 6-2 e 6-3.
 
Sousa, Diez e Coppejans são os únicos não-cabeças de série apurados para os quartos de final, que ficam completos com os nomes de Sebastian Ofner (terceiro pré-designado), Juan Manuel Cerundolo (quarto), Kaichi Uchida (sexto), Zsombor Piros (sétimo) e Andrea Vavassori (oitavo).
No Oeiras Ladies Open, que é o torneio internacional feminino (ITF de 100.000 dólares) mais importante a acontecer em Portugal desde 2014, terminou a primeira campanha de Eugenie Bouchard no nosso país precisamente desde esse ano.
 
A canadiana, que era uma (e a última) das quatro ex-top 10 WTA em prova, cedeu por 6-3 e 7-5 perante a montenegrina Danka Kovinic (72.ª), que resistiu à recuperação na reta final da segunda partida para lhe negar a presença nos quartos de final.
 
Ao contrário de 2014, Bouchard não conseguiu alcançar os quartos de final, mas ainda assim deu mais um passo na desejada recuperação na hierarquia feminina neste que foi o quarto torneio de 2023 depois de várias lesões, a última num joelho.
 
Quanto a Kovinic, jogará os quartos de final de uma prova pela terceira vez este ano (foi semifinalista no WTA 250 de Auckland e quartofinalista no WTA 250 de Lyon) e terá como adversária a jogadora mais cotada do torneio, Marie Bouzkova (34.ª), que depois de vencer Francisca Jorge afastou a qualifier Isabella Kruger (389.ª) por 6-0 e 6-3.
 
Na jornada desta quinta-feira também se destacaram os triunfos das espanholas Sara Sorribes Tormo e Rebeka Masarova.
 
A regressar depois de uma complicada lesão no pé direito que a afastou da competição durante seis meses, Sorribes Tormo (atualmente na 101.ª posição da tabela mundial, mas 32.ª há pouco mais de um ano) derrotou a compatriota Nuria Parrizas Dias (80.ª) por 6-1 e 6-4. Já Masarova (93.ª) brilhou no Court Central ao superar a ex-top 5 (e finalista de Roland-Garros em 2012) Sara Errani, atualmente na 85.ª posição, por 7-6(5) e 6-4.
A fechar o dia, a festa portuguesa ganhou um novo capítulo com mais uma vitória de Francisca Jorge e Matilde Jorge.
 
Se na estreia em torneios de 100.000 dólares as duas irmãs vimaranenses precisaram de anular um match point, o encontro desta quinta-feira já foi bem diferente e 56 minutos bastaram para superarem a polaca Katarzyna Piter e a neerlandesa Bibiane Schoofs.
 
6-2 e 6-3 foram os parciais que deram às duas tenistas de Guimarães o apuramento para as meias-finais. Na sexta-feira, Francisca Jorge (22 anos e número 131 mundial de pares) e Matilde Jorge (19 anos e 140.ª da mesma lista) vão discutir o apuramento para a final com Ingrid Gamarra Martins e Justina Mikulskyte. A brasileira e a lituana afastaram as francesas Amandine Hesse e Kristina Mladenovic (vencedora de seis torneios do Grand Slam nesta variante) por 7-6(4) e 6-4.
 

Periodicidade Diária

domingo, 5 de maio de 2024 – 16:54:01

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...