18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Volvo Ocean Race: Groupama 4 a poucas milhas da vitória

O Groupama 4 continua à frente da Volvo Ocean Race, com ventos de 23 a 30 nós e ondas de cinco metros. Franck Cammas e a sua tripulação conseguiram beneficiar da sua estratégia rumo ao Cabo Norte da Nova Zelândia.
 
 Em algumas horas, o Groupama 4 passará o Cabo Reinga, onde os ventos tendem a ser mais calmos, e onde espera conseguir aumentar a distância do segundo classificado. A etapa deve acabar já este sábado, dia 10, sendo muito improvável a mudança nas classificações. No entanto, os espanhóis do Telefonica, os americanos no Puma e os neozelandeses no Camper continuam a lutar pelo pódio.
 
 A luta para o segundo lugar da frota, entre os americanos e os neozelandeses, agora a menos de 10 milhas de distância entre si, começa a fazer-se sentir. O fim da etapa está cada vez mais intenso e as dificuldades não acabaram. As tripulações começam a acusar sinais de cansaço depois de vinte dias no mar.
 
 A noite passada foi marcada por manobras e estudos de estratégias, enquanto que o dia de hoje se espera calmo para o Groupama 4. Poucas opções tácticas, uma tripulação cansada, céu cinzento, ventos de 25 nós e mares agitados tornam esta sexta-feira num longo dia para os veleiros presentes na quarta etapa da Volvo Ocean Race.
 
 O veleiro de Franck Cammas atravessa, neste momento, um cenário semelhante ao encontrado no Mar do Sul da China: “Quase toda a tripulação está no convés, velejar com estas condições é extremamente desgastante. O vento está a ficar mais estável em termos de direcção, mas espera-se uma força de 28 a 30 nós e deverá manter-se assim até ao Cabo Reinga. Durante oito dias fizemos muitas trocas de velas para nos adaptarmos às condições que fomos ultrapassando, de maneira que estamos muito cansados. Felizmente temos lua cheia que nos ilumina bem o percurso! Estamos a acabar a comida, mas ainda temos algumas coisas que nos vão conseguir fazer chegar a Auckland.”, explica Yann Riou, membro da equipa Media do Groupama 4.
 
 O dia de hoje será longo para a equipa francesa que terá que fazer o seu melhor para não sofrer nenhum dano no Groupama 4 e garantir a continuação do sucesso desta etapa entre Sanya e Auckland.
 
 Posição dos veleiros presentes na 4ª Etapa da Volvo Ocean Race às 15:00 horas:
 
 1 : Groupama 4
 2 : Camper
 3 : Puma
 4 : Telefonica
 5 : Sanya
 6 : Abu Dhabi
   

Periodicidade Diária

domingo, 5 de maio de 2024 – 16:32:52

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...