18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

Notícias

Volvo Ocean Race: Groupama 4 no pódio

O Groupama 4 de Franck Cammas foi o segundo veleiro a acabar a terceira etapa da Volvo Ocean Race, no passado dia 4 de Fevereiro. Nas últimas duas semanas, o veleiro francês esteve sempre muito perto do Telefonica - que liderou até ao final , tendo por fim conseguido a segunda posição, ficando à frente de tripulações muito bem preparadas, como é o caso dos neozelandeses e dos americanos.

O Groupama 4 acabou a terceira etapa, em Sanya, às 05:45:25 de sábado, 4 de Fevereiro, após 12 dias, 21 horas, 45 minutos e 25 segundos no mar, conquistando o Estreito de Malaca e a costa Vietnamita. Para o skipper do veleiro Groupama 4, Franck Cammas, o segundo lugar foi conseguido com o muito esforço e empenho da Groupama sailing team.

Apesar dos espanhóis terem vencido esta terceira etapa, Franck Cammas e a sua tripulação ganharam um magnífico segundo lugar ao chegar a Sanya, assegurando também o terceiro lugar no pódio da classificação geral. A tripulação francesa consegue assim 24 pontos na terceira etapa.

Devido às condições climatéricas pouco favoráveis que se fizeram sentir nos 12 dias de regata, esta conquista foi comemorada com grande satisfação pela equipa francesa. O facto da etapa ter terminado antes da data prevista é uma oportunidade de descanso desta terceira perna muito desgastante não só a nível físico, mas também a nível psicológico. O começo da quarta etapa até Auckland está previsto para o dia 19 de fevereiro.

Franck Cammas na linha de chegada, em Sanya:

“Foi a regata menos favorável para o Groupama 4, devido às condições climáticas, mas estivemos sempre muito perto das grandes tripulações desta edição da Volvo Ocean Race e conseguimos marcar a nossa presença. Batalhámos para estar sempre no centro da acção e nunca perdermos a velocidade. O Telefonica conseguiu afastar-se de nós, no final da etapa. Os espanhóis têm um barco extremamente rápido para as condições que se fizeram sentir. Estamos de volta ao jogo na classificação geral, em relação ao Camper e ao Puma, e fizemos um óptimo trabalho.

O desfecho da regata foi, em parte, decidido no Estreito de Malaca e houve uma noite, em particular, em que conseguimos dar uso às rajadas de vento que iam surgindo e chegámos muito perto dos líderes. Os espanhóis são impressionantes com três victórias em três etapas, mas como toda a gente também eles cometem alguns erros e têm as suas fraquezas. Nós temos as nossas forças: temos que ver o que acontece nas próximas etapas.

Estamos muito cansados. Acho que, até agora, foi a etapa mais difícil e mais intensa da Volvo Ocean Race. Estamos mais perigosos agora, mas ainda estamos a um terço da prova. Perdemos alguns pontos ao longo da segunda etapa: o que nos custou alguma aproximação dos líderes. No entanto, o que eu retiro desta perna é que a nossa tripulação teve um grande progresso ao longo das diferentes regatas…”

Thomas Coville, Leme do Groupama 4:

“Foi uma boa etapa porque puxou muito por toda a tripulação. Estivemos sempre muito próximos das outras equipas. Foi tudo o que um velejador da Volvo Ocean Race sonha num percurso complicado que foi difícil, mas exótico ao mesmo tempo, visto que houve dias em que estivemos muito próximos da costa. O Estreito de Malaca, a costa Vietnamita são inspiradores para os europeus! A batalha com o Telefonica, com o Camper e com o Puma foi soberba. Foi um privilégio, um prazer e uma honra velejar contra tripulações deste nível. Eu acho que estamos a melhorar: questionamos o que fazemos, trabalhamos muito, estamos a progredir e começamos a a preocupar as outras equipas. A cima de tudo, estamos a divertir-nos!”

Ranking do Groupama 4 nas várias etapas da Volvo Ocean Race:

2. Camper - 80 pontos
3. Groupama 4 - 71 pontos
4. Puma Ocean Racing - 48 pontos
5. Abu Dhabi Ocean Racing - (A aguardar a chegada a Sanya)
6. Sanya - (A aguardar a chegada a Sanya)

Periodicidade Diária

domingo, 5 de maio de 2024 – 09:16:59

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...