18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Torneio de Abertura do Gira-Volei

O Torneio de Abertura da época do Gira-Volei realizou-se, pela quarta vez consecutiva, em Oliveira do Hospital.
Fiel aos seus objectivos primordiais, divulgar e promover a modalidade entre os mais novos, o Torneio de Abertura teve este ano um aliciante extra, a presença de três jogadores internacionais de Voleibol indoor: Alexandre Ferreira, Marcel Gil e José Vieira.
E a verdade é que os jogadores tiveram uma participação activa, não tendo mãos a medir tanto na assinatura de autógrafos como nos jogos de exibição que realizaram e nos quais fizeram «dupla» com alguns alunos.

Esta foi a primeira vez que atletas da Selecção Nacional marcaram presença no torneio de arranque da época e o trio de jogadores causou algum «furor», mesmo entre os alunos mais velhos, que não puderam participar no torneio, mas nem por isso ficaram indiferentes a esta oportunidade de ver em acção os atletas e de trocar impressões com eles.

A iniciativa redundou, uma vez mais, num enorme sucesso e contou com cerca de duas centenas e meia de participantes oriundos de estabelecimentos de ensino do distrito de Coimbra, que mostraram toda a sua alegria e competitividade em 12 campos montados para o efeito pelos técnicos da Federação Portuguesa de Voleibol na Escola EB 2,3 de Oliveira do Hospital / Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas.

Grande parte do sucesso deste Torneio de Abertura deve-se a Dulce Albuquerque, professora que tem dinamizado o Gira-Volei nas escolas onde tem leccionado.
"Considero este torneio muito importante para promover e incutir a prática do Gira-Volei, principalmente para os alunos do 5.º ano, que estão a participar pela primeira vez num torneio de Gira-Volei. A presença dos jogadores da Selecção Nacional é extremamente importante. Uma imagem vale mais do que 1.000 palavras e neste caso deu para ver e sentir a receptividade que esta visita teve por parte dos alunos. Com «referências», com «modelos», torna-se mais fácil impulsionar o Gira-Volei. A adesão ao torneio foi grande e mesmo os alunos do 3.º ciclo, que só jogaram de tarde, estiveram a observar os jogos que se realizaram de manhã. Este torneio foi, à semelhança dos três anteriores, um enorme sucesso".

Para além de ser um jogador da Selecção Nacional, Alexandre Ferreira tem outra particularidade, o facto de ter praticado Gira-Volei na sua infância:
"Estes torneios são uma boa experiência para os miúdos que começam a adquirir gosto pelo Voleibol. O Gira-Volei é uma actividade criativa e dinâmica e que se joga por todo o país. Ajuda na iniciação ao Voleibol, até pelo gesto técnico que é permitido, que é o passe.
Gostei muito da forma como fomos recebidos. Os alunos são simpáticos, bem dispostos e cheios de energia e vontade de jogar. Recebemos muitas palavras elogiosas, pediram-nos autógrafos e para mim também foi uma experiência engraçada.
Não estou muito longe de casa (S. Romão) e esta visita faz-me recordar o tempo em que era aluno na Escola Evaristo Nogueira. O ambiente e o espírito que tínhamos, fruto do trabalho e entusiasmo do Prof. David [Prémio Mérito Gira em 2010/2011], que veio hoje aqui para me ver.
Eu já estive no lugar destes alunos e por isso sei o valor que têm para eles estas visitas. Faz-me recordar o que passei e que é algo bom que guardo para mim
".

O sucesso da iniciativa também se pode aferir pelas palavras dos mais jovens.

Simara (13 anos):
"Nós somos mais «velhos» e participámos nos quatro torneios e gostamos sempre de ver os miúdos mais novos a ganhar interesse pelo Gira-Volei, que é muito bom".

Madalena (14 anos):
"Na minha opinião, estes torneios promovem a modalidade e ajudam a que as pessoas percebam a importância do Voleibol na nossa sociedade".

Inês (14 anos):
"Foi excelente ter aqui os jogadores da Selecção Nacional, poder falar e jogar com eles. Foi uma motivação extra".

Isabel (14 anos):
"Estes torneios que se realizam anualmente são muito importantes, pois ajudam muito na divulgação da modalidade".

  

Periodicidade Diária

terça-feira, 30 de abril de 2024 – 12:09:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...