18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Beach Pro Tour Challenge Espinho

O Voleibol de Praia regressou em força a Espinho!
Após ter acolhido durante décadas, e mais recentemente em 2018 e 2019, etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour), a cidade de Espinho voltou a atrair e, como sempre, a cativar os melhores atletas mundiais de Voleibol de Praia.
 
O FIVB Beach Pro Tour Challenge de Espinho, que termina amanhã na superconcorrida e apelativa Praia da Baía, já não conta com duplas portuguesas mas continua a garantir fortes emoções e a grande qualidade dos espectáculos de Voleibol de Praia.
Amanhã disputam-se os seguintes jogos:
 
Meias-finais de femininos
9h00 – Soria/González (Espanha) x Quiggle/Schermerhorn (EUA)
10h00 – Clancy/Mariafe x Andressa/Vitória (Brasil)
 
14h00 – Jogo de atribuição do 3.º e do 4.º lugar
15h00 – Final (em directo n’ A Bola TV)
 
Meias-finais de masculinos
11h30 – Kantor/Rudol (POL) x Ermacora/Pristauz (AUT)
12h30 – Bryl/Losiak (POL) x Samoilovs/Smedins (LAT)
 
16h30 – Jogo de atribuição do 3.º e do 4.º lugar
17h30 – Final 
No numeroso público que assistiu hoje em directo ao Challenge de Espinho, assinale-se a presença de João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Adelino Miguel Reis e Álvaro Monteiro, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Espinho, de Vicente Araújo e Álvaro Lopes, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, e de Miguel Maia e João Brenha, antigos atletas olímpicos de Voleibol de Praia, entre outras personalidades.
 
Os semifinalistas
 
E o público, que hoje voltou a encher as bancadas do estádio da Praia da Baía, já tem os seus favoritos e favoritas.
Uma delas é a dupla espanhola Paula Soria/Sofía González, vencedora do Future de Madrid, que já ganhou o respeito e carinho dos portugueses, que apoiaram do princípio ao fim nuestras hermanas nos quartos-de-final com as francesas Lézana Placette/Alexia Richard, um jogo que empolgou a multidão e terminou com o triunfo por 2-0 (21-19 e 27-25) das ibéricas.
 
“É o nosso primeiro ano juntas e defrontamos equipas que jogam juntas há alguns anos. Faz muito calor em Espinho e já disputámos seis jogos neste torneio, mas estamos muito motivadas e vamos fazer tudo para conseguirmos uma medalha para Espanha.
O público tem-nos acarinhado muito e estamos super contentes por jogar aqui em Espinho, uma cidade conhecida pelas competições de Voleibol de Praia que aqui se realizam há já alguns anos” – Paula Soria/Sofía González
 
Apontadas como uma das grandes favoritas, a dupla australiana Taliqua Clancy/Mariafe Artacho Del Solar, vice-campeã olímpica em Tóquio e medalha de bronze no Mundial de 2019 – já está junta desde 2017 , tendo vencido o WT4* disputado em Espinho em 2018, ano em que se sagrou campeã asiática.
 
Andressa Cavalcanti/Vitória de Souza subiram ao terceiro degrau do pódio no Challenge de Itapema.
 
Corinne Quiggle/Sarah Schermerhorn, 9.ªs classificadas nos Challenge de Doha, Kusadi e Tlaxcala e 17.ªs no Elite 16 de Gstaad.
 
Em masculinos, Aleksandrs Samoilovs/Janis Smedins, medalha de bronze em Tlaxcala e vencedores no WT1* de Espinho, em 2018. Conhecido como o Rei Leão (Lion King), pelo seu cabelo que parece uma juba, Samoilovs participou em três edições dos Jogos Olímpicos e é um dos jogadores predilectos do público em Espinho.
A dupla polaca formada por Michal Bryl/Bartosz Losiak já venceu o Challenge de Tlaxcala, no México, e Doha, no Catar.
Os austríacos Moritz Pristauz/Martin Ermacora foram medalhados com o bronze no Europeu de 2019 e no Challenge de Doha.
Piotr Kantor/Maciej Rudol é uma dupla que se formou este ano, embora os elementos que a compõem sejam atletas bem conhecidos no Circuito Mundial e, no caso de Kantor, nos Jogos Olímpicos.
 
O Volleyball World Beach Pro Tour de 2022 contará com duas etapas em Portugal: o Beach Pro Tour Challenge de Espinho, de 14 a 17 de Julho, e o Beach Pro Tour Future em Cortegaça, nos dias 11 a 14 de Agosto de 2022.
 
Após ter acolhido etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour) em 2018 e 2019, a cidade de Espinho volta a estar na rota dos melhores atletas mundiais de Voleibol de Praia e, tal como o Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol localizado em Cortegaça, no município de Ovar, que acolheu a realização de uma etapa do Circuito Mundial em 2021 na sua estreia a nível internacional, continua a merecer a confiança e o interesse dos organismos que regem a modalidade a nível planetário. 
 
Em termos globais, esta será a 17.ª edição da etapa espinhense de masculinos e a 12.ª de femininos. Um rol de competições que celebrizaram a dupla Miguel Maia/João Brenha e, entre outros, nomes como Emanuel Rego e Ricardo Santos, a dupla estrangeira predilecta do público espinhense. Juntos, os brasileiros venceram três edições (2003, 2004 e 2007) e individualmente por cinco vezes (Emanuel e Ricardo) levaram o ouro. 
 
O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da Federação Portuguesa de Voleibol é uma instalação desportiva dotada das melhores condições para a prática do Voleibol de Praia que recebeu já as finais dos Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia de 2020 e 2021, bem como estágios das duplas de Israel, Venezuela, Inglaterra ou Paraguai.
 
A Federação Portuguesa de Voleibol continua assim a enriquecer o longo historial do País na organização de importantes competições internacionais, seja do World Tour seja de campeonatos europeus e mundiais de camadas mais jovens. 

Periodicidade Diária

domingo, 5 de maio de 2024 – 17:26:51

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...